Material de Apoio - GNU Gimp
Colaboração: Jairo Willian Pereira
Data de Publicação: 01 de Maio de 2004
Num passado não tão remoto, sistemas Linux não contavam com aplicações
tão interessantes e voltadas para DTP (Desktop Publishing). Hoje, as
aplicações existentes, já podem ser consideradas substitutas a altura para
a maioria dos trabalhos realizado num ambiente voltado a pré-impressão.
Softwares como Scribus (paginação e editoração eletrônica no estilo
InDesign), Sodipodi (ilustração vetorial, similar ao CorelDraw e
Illustrator), Gimp (versão gratuita a altura dos melhores editores
de imagens do mercado), além de uma infinidade de utilitários, já são
atualmente uma opção barata e atraente para pequenas graficas & editoras.
Para quem esta acostumado com a robustez do FrameMaker ou as facilidades
do CorelDraw, as respectivas empresas chegaram a lançar suas versões
comerciais para o sistema Linux.
Esse documento, embora cubra uma diversidade de formatos e aplicativos,
tem como premissa popularizar alguns termos usados em ambiente DTP,
e atualmente quase tão comum na plataforma Linux.
Esse glossário é uma versão mais simplificada de um livro sobre o
assunto publicado pelo colaborador. Espero que possa ser util aos
diversos usuários e colaboradores desta lista. Chega de conversa mole,
e segue o material.
A
Aliasing (jaggies) Excesso de contraste entre pixels vizinhos de uma
imagem; o mesmo que serrilhado.
Altas luzes (highlights) Áreas mais claras de uma imagem.
Alto contraste Efeito fotográfico que transforma a imagem em áreas
somente de preto e de branco; quando aplicado em imagens coloridas,
realça suas cores predominantes.
Anti-aliasing (suavização de serrilhado) Técnica de tornar uma
transição de cor em um bitmap menos abrupta, diminuindo o serrilhado.
Surgem valores de pixels intermediários na área de contato entre as
cores contrastantes, dando a impressão visual de maior resolução. Como
isso limitação o contraste entre pixels vizinhos, também há a sensação
de ligeira perda de foco nos detalhes. O anti-aliasing de fontes em
bitmaps é produzido interpolando para baixo (em geral, para metade do
tamanho) o desenho das letras.
Arte Qualquer original preparado por um artista, fotógrafo ou
designer. Livremente falando, qualquer original a ser reproduzido.
ATM (Adobe Type Manager) Software que melhora a representação visual
das fontes na tela e tem a função opcional de gerenciar as fontes
instaladas. Não é necessário no Mac OS X - o sistema encampou suas
funções.
Autotrace Técnica de criar uma ilustração vetorial tendo como
referência uma imagem bitmap.
B
Baixas luzes (shadows) Áreas de sombra (menos brilhantes).
Bézier (curvas Bézier) Método de definição geométrica para vetores
(curvas) usados em CAD, ilustração vetorial e tipografia digital.
Qualquer curva pode ser descrita como uma sequência de dois ou mais
pontos fixos, cada um com um par associado de pontos de controle
(âncoras) móveis. A posição relativa destes aos respectivos pontos
fixos define a curvatura.
Bitmap Imagem composta de uma matriz de pixels. É o padrão dos
arquivos digitais de fotos, scans e tudo o mais que pode ser
manipulado num editor de imagens, como o Gimp.
Blend (mesclagem) Efeito presente nos programas de ilustração de
vetores, pelo qual se criam automaticamente objetos de transição entre
dois (ou mais) outros objetos vetoriais. Se os objetos-base em um
blend forem idênticos, as repetições intermediárias serão cópias
exatas. Se forem diferentes, as repetições formarão etapas de
transição de cor e forma. O blend é útil principalmente para criar
degradês com formas complexas.
Blur (desfoque) Filtro digital que borra (desfoca, embaça) os
detalhes.
Bold O mesmo que negrito; variação mais espessa ou grossa de um
tipo. É uma das variações usuais encontráveis numa família de fontes.
Bounding box (caixa de contorno) Em softwares de ilustração e
paginação, é uma caixa retangular que surge sobre um objeto
selecionado; é formada por quatro ou oito pontos de controle que são
manipulados para distorcer, mover, girar etc. Alguns problemas em
arquivos fechados (rotação e corte irregular) podem ser resolvidos
alterando-se os valores numéricos associados a esses pontos de
controle.
Bullet Caractere utilizado para destacar itens em um texto ou uma
lista. Na maioria das fontes, é uma bolinha (o).
Bureau Empresa que executa serviços de prepress e, eventualmente,
também impressão e produção gráfica.
C
CA ou CxA Abreviação de "caixa alta" (texto só em maiúsculas). A
origem desse termo e dos abaixo está na composição manual, na qual os
tipos eram guardados em gavetas; as maiúsculas ficavam na parte alta
(fundo) da gaveta.
CAB ou CxAb Abreviação de "caixa alta e baixa" (texto normal em
maiúsculas e minúsculas).
CB ou Cxb Abreviação de "caixa baixa" (texto somente em minúsculas).
Caderno Subdivisão de uma publicação para a impressão. Esta revista,
por exemplo, é composta de um miolo formado de cinco cadernos, mais a
capa. Cada caderno corresponde a uma folha de impressão de offset
plana com quatro (ou um múltiplo de quatro) páginas de cada lado.
Calço Em CMYK, é o reforço deliberado da tinta preta com alguma das
outras tintas, para melhorar sua reprodução. Normalmente o calço do
preto é feito com um pouco de ciano.
Calha (gutter) Espaço em branco entre duas colunas dentro de uma
página, ou o espaço em branco entre as manchas de duas páginas
adjacentes numa publicação.
Canal (channel) Em bitmaps, é a informação relativa a cada uma das
cores primárias. Por exemplo, o espaço de cor RGB tem os canais R, G e
B, e o CMYK tem os canais C, M, Y e K.
Canal alfa (alpha channel) Em bitmaps, é um canal adicional,
invisível na imagem final, que usualmente é empregado para armazenar o
recorte de transparência da imagem ou máscaras de seleções. Gimp
aceita canais alfa.
Caractere Símbolo que compõe uma tabela de codificação digital de
arquivos (como a ASCII) ou fonte.
CCD (Charge Coupled Device; "dispositivo de acoplamento de carga")
Componente eletrônico fotossensível, utilizado em câmeras digitais e
nos scanners. Ele é uma matriz de elementos compostos de sensores
ópticos sintonizados nas cores primárias R (vermelha), G (verde) e B
(azul). Cada uma dessas tríades corresponde a um pixel da imagem
captada.
Cícero Medida tipográfica utilizada para o comprimento de uma linha
em relação à altura da página correspondente. Um cícero equivale a 1/4
de polegada (aprox. 6,35 milímetros).
Chapa de impressão Folha de metal gravada com a matriz das páginas
do caderno a ser impresso.
Clichê Placa de impressão de metal (zinco, ferro galvanizado), nylon
ou plástico, com uma imagem ou texto gravada em relevo. É destinada à
impressão em máquina tipográfica. Melhor definição: um carimbo
gigante.
Clip art Ilustração previamente preparada para ser empregada, em sua
forma original ou modificada, em aplicações diversas (geralmente
infografia). Os principais programas de ilustração costumam vir com
bibliotecas de clip art gratuitas.
Clipping path (caminho de recorte) Máscara vetorial, em geral
utilizada para fazer o recorte de objetos (que podem ser outros
vetores ou bitmaps).
CMYK Espaço de cor cujas cores primárias são C (Cyan, ciano), M
(Magenta) e Y (Yellow, amarelo), mais o canal adicional K (preto). É o
mais usado em impressos de papel.
Colagem Linguagem visual baseada na técnica da fusão de imagens.
Colophon (colofão) Seção de uma publicação contendo os créditos do
conteúdo, da gráfica, data de impressão, local e título do livro.
ColorSync Software de gerenciamento de cor, desenvolvido pela Apple,
que garante a consistência visual das cores entre os vários
dispositivos de imagem: monitores, scanners, impressoras. Para cada
dispositivo é gerado um perfil ICC, documento que contém uma descrição
da maneira como ele faz a representação das cores. Quando o arquivo é
transferido entre dispositivos (por exemplo, da tela para a
impressora), o ColorSync traduz as cores de acordo com as informações
contidas nos respectivos perfis ICC.
Composição Arranjo tipográfico do texto na diagramação.
Composite Arquivo de bitmap colorido em que as informações de cor
são contidas em canais vermelho, verde e azul (RGB - Red, Green, Blue)
ou ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK - Cyan, Magenta, Yellow,
Black). Esse termo ocorre em oposição à separação, na qual as imagens
são divididas em arquivos correspondentes as essas cores fundamentais,
codificadas em níveis de cinza. Algumas imagesetters necessitam que os
arquivos fechados sejam em composite (Dolev), enquanto outras
obrigatoriamente utilizam separação.
Compressão tonal Técnica utilizada em colorimetria para transformar
as cores que estão fora do gamut de um equipamento por cores que
poderão ser reproduzidas.
Contato Inversão normal de um filme (positivo x negativo) ou, no
caso de filme direto, a sua duplicação.
Condensado Estilo de tipo em que a sua largura é menor do que o tipo
normal. Dependendo da família, pode ser a fonte principal ou uma
variação. Pode ser produzido de forma "forçada" na paginação,
comprimindo-se a largura da letra normal.
Conta-fio Pequena lente de aumento utilizada para examinar a
qualidade dos pontos de uma retícula. O nome vem da sua anterior
utilização por tecelões para averiguar a qualidade da malha produzida
pelos teares; era literalmente usado como contador de fios.
CopyDot Processo de digitalização dos filmes/chapas de um trabalho
já impresso, gerando um arquivo que é cópia fiel dos pontos existentes
para cada uma das chapas. Normalmente é gerado um arquivo DCS com a
quantidade de plates (canais) necessários para a reimpressão, e estes
são armazenados em formato bitmap de 1 bit de profundidade de cor.
Alguns equipamentos permitem a alteração/edição desses arquivos após
digitalizados, porém ainda com ferramentas muito rústicas e longe das
facilidades disponíveis no tratamento de imagens.
Cores primárias aditivas Cores fundamentais da luz visível pelo olho
humano (vermelho, verde e azul). Correspondem às cores básicas que,
quando sobrepostas (processo aditivo), formam a luz branca. A mistura
dessas cores duas a duas resulta nas cores secundárias aditivas
(vermelho + verde = amarelo, vermelho + azul = magenta, verde + azul =
ciano). São em RGB as imagens mostradas por equipamentos que emitem
luz própria, como o CRT (tubo de raios catódicos) ou o LCD (cristal
líquido); ou seja, monitores e aparelhos de TV.
Cores primárias subtrativas Cores fundamentais dos sistemas de
impressão e métodos de produção de imagem que utilizam tintas. São:
ciano (azul turquesa), magenta (cor de rosa) e amarelo. As tintas
funcionam como filtros que subtraem da luz branca certas cores e
refletem suas cores complementares. As cores que observamos são as
restantes desse processo. Prova disso é que, sem a luz, não enxergamos
a cor do objeto. A mistura das cores primárias subtrativas, duas a
duas, resulta nas cores secundárias subtrativas (magenta+ciano=azul,
magenta+amarelo=vermelho, amarelo+ciano=verde). As cores primárias
subtrativas são as secundárias aditivas, e as cores secundárias
subtrativas são as primárias aditivas. O trio ciano+magenta+amarelo
deveria sozinho reproduzir todas as cores subtrativas, mas misturas
totais das três tintas não produzem o preto, além de sobrecarregarem a
impressora. Por isso, existe uma quarta tinta de impressão, a preta,
que substitui parcialmente as outras três nos tons mais escuros.
Corpo Termo que originalmente descrevia o tipo de chumbo usado na
impressão tradicional. No DTP, corresponde à distância em pontos do
topo da letra mais alta até o pé da mais baixa, mais o espaço
adicional que pode ser ocupado pelos acentos. Dependendo do estilo do
caractere e da programação da fonte, o mesmo corpo pode corresponder a
diferentes alturas de letras.
Correção de cores Método manual ou eletrônico para melhorar (ou
estragar) a formação de cores em uma imagem digital, na impressão etc.
Exemplos: ganho de ponto, máscaras de ajuste e realce, retículas etc.
Cromalin Prova de alta qualidade para materiais em fotolito. Utiliza
uma base laminada fotossensível que, após exposição à luz protegida
pelo fotolito, mantém áreas de cola (onde não houve exposição) em ação
para receber um pó pigmentado conforme a tinta de impressão
correspondente. Esse processo repete-se para cada cor e é finalizado
com uma camada protetora brilhante.
Cromo Filme fotográfico que guarda a imagem em positivo. É mais
utilizado que o negativo na fotografia profissional.
CRT (Cathode Ray Tube; tubo de raios catódicos) Componente da
maioria dos monitores de vídeo; é uma garrafa de vácuo feita de vidro,
tendo de um lado a tela e do outro um canhão de elétrons ativado por
uma combinação de correntes elétricas de baixa e alta tensão. A
tecnologia dos monitores CRT é, em essência, a mesma dos aparelhos de
televisão.
Cursivo Estilo de tipo imitando um manuscrito, com os caracteres
conectados uns aos outros por ligaturas.
D
DCS (Desktop Color Separation) Uma opção para salvar arquivos EPS
previamente separados, pela qual são gerados cinco arquivos para cada
imagem em CMYK. Cada um dos arquivos adicionais corresponde a uma das
cores primárias: ciano (extensão .C), magenta (extensão .M), amarelo
(extensão .Y) e preto (extensão .K). O quinto arquivo retém o nome
original e leva a extensão .EPS. Esse arquivo é de baixa resolução e é
utilizado somente para a prismagem no programa de paginação. Na hora
do fechamento do arquivo, o que o programa imprime são os quatro
arquivos de separação da imagem.
Densidade Quantidade relativa de luz que atravessa uma área de um
filme ou que é refletida por uma área de uma imagem em suporte opaco.
Densitômetro Instrumento de controle usado para medir a densidade
óptica em cromos e opacos. O densitômetro de reflexão mede a
quantidade de luz refletida; o densitômetro de transmissão analisa a
quantidade de luz que atravessa o suporte transparente.
Diagramação Distribuição, organização e layout de imagens e textos
na página, normalmente seguindo um projeto gráfico.
Direct-to-plate (direto para a chapa) Processo de impressão em que
uma imagesetter especial grava diretamente a chapa de impressão,
dispensando o fotolito.
Diretor de arte Profissional especializado em criação, responsável
por desenvolver e coordenar a execução gráfica dos trabalhos. Deve
conhecer todos os procedimentos gráficos, desde a concepção até a
finalização.
Dithering (simulação ou pontilhado) Algoritmo matemático que simula
níveis intermediários em imagens de profundidade de cor de 1 bit (só
preto e branco) ou em dispositivos de saída que não geram meios-tons,
como as cabeças de impressão de impressoras de jato de tinta. O dither
é um padrão aparentemente aleatório de pontos que, visto de longe,
cria a ilusão de tons intermediários. A impressora mencionada cria o
dither automaticamente ao imprimir; programas como o Gimp podem
criá-lo diretamente na imagem digital.
DTP (Desktop Publishing; editoração eletrônica) Ferramentas digitais
para a criação de publicações impressas em computadores pessoais em
contraste à editoração tradicional com equipamentos de fotomecânica,
muito mais cara e complexa. O DTP começou oficialmente em 1985, com a
confluência de quatro tecnologias: computador Macintosh; impressora
laser; fontes e linguagem de impressão Adobe PostScript; e o programa
de paginação Aldus (depois Adobe) PageMaker. Juntaram-se à categoria
outros programas de paginação, como o QuarkXPress, GNU Scribus;
programas de edição de imagem, como Photoshop, GNU Gimp; programas de
ilustração vetorial, como o GNU Sodipodi, Macromedia FreeHand,
CorelDRAW, Adobe Illustrator e Canvas; e vários acessórios de hardware
(scanners, diversos outros tipos de impressoras, imagesetters etc.)
Atualmente, a categoria DTP inclui também equipamentos de impressão
Direct-to-Plate/Printer (direto para a chapa/impressão).
E
Emulsão Em um filme fotográfico, é uma suspensão em gelatina de sais
de prata sensíveis à luz. O tamanho e a densidade dos cristais desses
sais de prata na emulsão são relacionados diretamente com o fator de
granulação/ sensibilidade do filme.
Entrelinha (leading) Distância que vai desde a base de uma linha de
texto até a base da linha seguinte. O termo vem dos tempos dos tipos
de chumbo e se refere à chapa de chumbo (lead) que fazia o
espaçamento.
EPS (Encapsulated PostScript) Formato de arquivo que contém os
comandos de impressão PostScript "capturados" ou "fechados".
Escala cromática Amostra de cores impressa por gradação de
tonalidade, normalmente em diversos tipos de suportes, com as cores
mais comuns. Serve para comparação em trabalhos policrômicos.
Espaço de cor Na manipulação digital de imagens, é cada um dos
vários métodos de codificação de cores. Existem espaços de cor com uma
só variável (Grayscale), duas (Duotone), três (RGB, Lab, HSB, HSL,
HLV), quatro (CMYK) e outros ainda. O gamut de cada espaço de cor
depende da definição de suas variáveis: comprimentos de onda fixos no
RGB, pigmentos padronizados no CMYK, cores específicas no Duotone,
características diversas da luz em HSB, HSL e HLV.
Espaço Eme Espaço correspondente ao comprimento da letra M da fonte
utilizada no momento.
Espaço Ene Espaço correspondente à metade do comprimento da letra M
da fonte utilizada no momento. Originalmente era o mesmo que a largura
da letra N, daí o nome.
Espessura Distância entre as faces do papel. Para papéis da mesma
composição, é proporcional à gramatura.
Estêncil Folha recortada de modo que, ao ser aplicada sobre uma
superfície lisa e passando-se tinta por cima, reproduz a gravura nela
traçada.
Estocástica Retícula de impressão especial na qual cada ponto tem
uma dimensão fixa e densidade variável de acordo com o tom. Os
algoritmos mais recentes podem variar o tamanho do ponto juntamente
com sua quantidade. Produz excelentes resultados, muito próximos à
aparência dos grãos de pigmento de uma fotografia, porém exige um
cuidado maior e equipamentos específicos.
F
Faca Estampa com os contornos e dobras de uma peça gráfica,
utilizada pela gráfica para fazer o seu recorte. Existem diversos
formatos de facas previamente prontos, porém quando se necessita a
confecção de um modelo novo, há duas maneiras de produzi-lo.
Manualmente: após feito o fotolito, um processo eletrônico gera uma
prova heliográfica que serve de referência; esta é colada sobre uma
superfície de madeira (antes da exposição), a qual é cortada por uma
serra tico-tico para a colocação no lugar das lâminas de corte e
vinco. Eletronicamente: o processo é similar, mas o corte da madeira é
feito diretamente por um raio laser, aumentando a precisão e a
rapidez.
Família Em tipografia, é o conjunto completo de fontes de um
determinado tipo, incluindo todas as variações de estilo da fonte
(regular, itálico, bold, condensado, estendido etc.).
Filme Em DTP, a palavra é usada frequentemente com o mesmo sentido
de fotolito.
Filtro Em software, é um módulo de um programa de manipulação de
imagem que produz um efeito específico (Sharpen, Blur, Median etc.);
em fotografia, é um acessório que altera a captação da imagem pela
lente; em eletrônica, é um circuito que bloqueia certas frequências e
deixa passar outras.
Filtro passa-alta (high pass) Filtro que atenua as frequências
espaciais mais baixas de uma imagem e acentua as mais altas. Usado
para destacar pequenos detalhes, como bordas e linhas. Utilizado por
filtros que atuam nas áreas de sombra (baixas luzes).
Filtro passa-baixa (low pass) Filtro contrário ao passa-alta, ou
seja, somente deixa passar as frequências mais baixas. Visualmente,
esse filtro atua nas áreas mais brilhantes (altas luzes).
Filtro passa-faixa (band pass) Atenua toda e qualquer frequência
acima ou abaixo de uma faixa determinada.
Fixador Solução, usualmente tiossulfato de sódio, na qual são
imersos filmes e cópias depois do processo de revelação para que os
haletos de prata não expostos contidos na emulsão sejam convertidos em
produtos solúveis que serão removidos pelo processo de lavagem. Isso
evita a deterioração da imagem revelada.
Flatness Em programas que trabalham com vetores, é um coeficiente
que determina a qualidade relativa das curvas dos objetos. As curvas
vetoriais, para serem impressas, são convertidas em sequências de
pequenos segmentos de reta. Quanto maior o flatness, maiores são esses
segmentos de reta; consequentemente, pior é a qualidade do contorno.
Flexografia Sistema de impressão direta com fôrmas flexíveis em alto
relevo, feitas de borracha ou fotopolímero. Usa tinta semelhante à
utilizada pelo sistema de rotogravura. Iniciou-se nos EUA, em 1853.
Focalização Ajuste da distância focal da lente de uma câmera,
ampliador ou scanner para produzir uma imagem nítida do assunto
reproduzido.
Fonte Arquivo contendo a informação necessária para a geração de
todos os caracteres correspondentes a um tipo. A denominação completa
de uma fonte tradicionalmente inclui sua família (ex. Lucida),
variação (Bold) e corpo (24).
Fonte de impressão Arquivo de fonte PostScript que contém informação
específica para o desenho do tipo na impressora.
Fonte de tela Arquivo auxiliar de fonte PostScript com informação
específica para o desenho do tipo na tela do computador. No Mac, é
costume vir dentro de uma maleta (suitcase) com o nome da fonte. Nos
PCs Wintel, é um arquivo com extensão .PFB.
Fotocomposição Sistema de composição eletrônica de textos,
desenvolvido nos anos 60, que utiliza matrizes físicas (filmes) ou
abstratas (impulsos eletrônicos) para gerar textos em uma emulsão
fotográfica (filme ou papel). Caiu em desuso com o desenvolvimento do
DTP.
Fotolito Filme transparente contendo em preto a imagem exata a ser
impressa para cada uma das tintas. É gravado por processo óptico a
laser numa imagesetter, se vier de um arquivo digital, ou por processo
fotográfico, se for cópia de um original físico. O processo de
impressão direct-to-plate elimina a necessidade de fotolito.
Fotômetro Aparelho usado em fotografia e fotomecânica para medir a
intensidade de uma fonte luminosa e determinar o exato tempo de
exposição do filme que será necessário para a perfeita reprodução.
Quase todas as atuais máquinas fotográficas têm fotômetro embutido;
alguns lêem a luz recebida através da lente, outros o fazem
diretamente.
Fotopolímero (Letterset) Sistema de impressão indireta em relevo
(offset a seco), no qual o elemento impressor é constituído de
material fotopolimerizado. Entre as vantagens estão a não necessidade
de molhar a chapa, maior gama de tintas, extrema facilidade de
transferência de tinta e altíssimas tiragens.
Fusão Justaposição de duas ou mais imagens para a produção de outra.
Frame Nos programas de paginação, é um objeto - normalmente
invisível na impressão que contém em si um texto ou imagem. Uma
página contém diversos frames, cada um sustentando um dos elementos da
diagramação. Nas áreas de vídeo e animação, frame é cada um dos
quadros sucessivos que formam a imagem em movimento.
Fotogravura Suporte de metal ou plástico, utilizado como matriz em
sistemas de fotocomposição. Atualmente substituída pelo fotolito.
Fotolitografia Toda a arte e técnica empregada na produção de
fotolitos e filmes. Palavra formada do grego: "escrever" (grafia) em
"pedra" (lito) utilizando "luz" (foto).
G
Gama (Gamma) Relação matemática entre a distribuição do brilho nos
tons na entrada e na saída de um dispositivo de imagem. É expressa
como um coeficiente numérico ou como um gráfico em curva. Monitores de
vídeo trabalham com uma curva de gama que escurece a imagem; o
coeficiente exato varia conforme a calibração do monitor. A calibração
implica, entre outras coisas, achar o valor exato de gama para cada
uma das cores primárias R, G e B. Atualmente, existem algumas opções
de calibração gamma para Linux.
Gamut Amplitude máxima de reprodução de cores e luminosidade de um
meio de reprodução de imagem (filmes, vídeos, fotografias e
impressão). Todos esses meios têm gamuts consideravelmente menores que
o espectro da luz visível; é necessário trabalhar levando em conta
essas limitações, especialmente ao converter o material de um meio
para o outro, administrando as inevitáveis perdas.
Ganho de ponto (dot gain) Efeito que se observa nas impressoras
offset e chapas. É a tendência de os pontos da retícula crescerem por
ação de agentes externos; quando não controlados, causam variações
visíveis de tonalidade. O Gimp ainda não possui esse ajuste, porém o
Photoshop inclue um ajuste para a compensação prévia automática do
ganho de ponto em imagens.
Gaussian Blur Filtro de Blur com controles de ajuste.
GCR (Gray Component Replacement) Método de separação de imagens CMYK
que pode transferir o componente cinza das cores para a tinta preta
(K) sem distorcer os matizes de cores. A intensidade de ciano, magenta
e amarelo nos tons escuros são diminuídos e o preto é reforçado numa
razão equivalente. O GCR melhora a nitidez e o contraste dos detalhes
nas sombras, produz cores mais consistentes, evita a sobrecarga de
tinta na impressora e é econômico (a tinta preta é mais barata). Ele
reduz a porcentagem total de ponto impressa, além de prover um
controle independente para o preto.
Gerador de fontes Em tipografia digital, é o programa utilizado para
a criação, conversão e edição de fontes. O Fontographer, da
Macromedia, monopoliza a área desde os anos 80, mas o FontLab da Pyrus
vem ganhando espaço entre os profissionais do tipo.
Gerenciamento de cor Sistema de compatibilização entre dispositivos
digitais de imagem para criar consistência na representação das cores
entre eles. Os gerenciadores de cores mais conhecidos são o ColorSync,
da Apple, e o DCS da Kodak.
GIF (Graphics Interchange Format) Formato gráfico popular na Web,
originalmente criado pelo provedor norte-americano CompuServe. É
indicado para imagens que tenham pouca variedade de cores e áreas de
cor contínua relativamente grandes. Não serve para aplicações
impressas. A profundidade de cor é variável de 1 a 8 bits (2 a 256
cores), usando uma palete de cores específica para cada imagem
(Indexed Color) que permite grande economia no tamanho final do
arquivo. Além disso, o GIF tem embutida a compressão LZW (a mesma do
TIFF e dos arquivos ZIP e SIT) para maior economia de tamanho. A
versão mais moderna do formato, GIF89a, pode armazenar uma sequência
de imagens no mesmo arquivo, formando animações simples, e tem a opção
de assinalar pixels transparentes.
Gramatura Massa do papel por metro quadrado de superfície, expressa
em gramas. Quanto mais alto o valor da gramatura, mais denso e/ou
grosso é o papel. Usa-se baixas gramaturas no miolo de livros ou
revistas e altas gramaturas em capas, folhetos, calendários e demais
materiais que exijam alta resistência externa.
Granulação Aparência "arenosa" de uma imagem de negativo, slide ou
impresso, resultante da distribuição irregular dos grãos de prata que
se aglomeram durante a revelação do filme. Ampliações muito grandes
podem - evidenciar essa tendência mesmo em cromos considerados ótimos.
Quanto maior a sensibilidade do filme, maior a facilidade de acontecer
a granulação. Pode ser causada também por ajustes da exposição
("puxada"), revelação, características de contraste, superfície do
suporte, estrutura da emulsão.
Grão Microdepósito de prata metálica, sensível à luz e formador da
imagem fotográfica. O grão individual nunca é visível, mesmo numa
ampliação, mas a sua distribuição dentro da emulsão causa
superposições ou aglomerações que podem resultar em granulação na
imagem final.
Graphics tablet (mesa digitalizadora) Dispositivo utilizado em
substituição ao mouse para desenho no computador. É uma superfície
sensível na qual é possível "desenhar" com uma caneta especial.
Usando-se o software apropriado (Painter ou Photoshop), é possível
simular infinitos tipos de pincéis; a sensibilidade à pressão na
caneta pode (ou não) alterar as propriedades do traço em tempo real.
Grayscale Imagem bitmap em tons de cinza, geralmente um canal de 8
bits (256 tons).
Greek text (texto grego) Recurso dos programas de paginação, quase
em desuso, de substituir na tela os textos com caracteres muito
pequenos por uma área uniforme cinza, acelerando a visualização.
Grid (grade) Quadriculado, visível ou não na tela, utilizado para
facilitar o alinhamento e posicionamento de objetos em programas de
DTP.
H
Heliográfica Cópia fotossensível azulada, revelada por processo
térmico ou por exposição a vapores de amônia. Serve como prova para
revisão. Também chamada de cianográfica.
Histograma Gráfico que mostra a distribuição da quantidade de pixels
da imagem em cada nível de tom desde o preto até o branco. Útil para
determinar a distribuição precisa das tintas pela imagem e forçar os
pontos de branco e de preto da imagem a coincidir com os extremos da
escala de brilho (ajuste de níveis ou Levels).
HPGL (Hewlett-Packard Graphics Language) Formato de arquivo vetorial
utilizado por plotters padrão HP.
HSL Espaço de cor cujas variáveis são a porcentagem da transmissão
de luz (L = Lightness), saturação (S = Saturation) e matiz (H = Hue).
É útil para selecionar cores ao criar um trabalho artístico, mas é
impreciso demais para usar como sistema de coordenadas absolutas.
I
Imagesetter Nome genérico dos equipamentos usados para produção de
fotolitos a partir da rasterização de arquivos eletrônicos.
Imposição Recurso para justaposição de páginas que permite a geração
de fotolitos de acordo com o traçado estabelecido pela gráfica,
eliminando o trabalho de montagem manual e reduzindo o tempo de
gráfica. Para utilizar o serviço de imposição eletrônica, o usuário
deve fechar o arquivo com os parâmetros estabelecidos pelo bureau e
fornecer o traçado para a montagem do material de acordo com as
especificações fornecidas pela gráfica.
Impressora Pode ter o sentido de "máquina que produz o impresso na
gráfica" ou de "aparelho de pequeno porte para produzir provas na
redação".
Infográfico Ilustração de uso jornalístico ou didático que combina
textos com mapas, gráficos, tabelas e diagramas pictográficos.
Interpolação Mudança - ampliação ou redução - na dimensão de pixels
de uma imagem. Na ampliação, são criados pixels extras entre os
originalmente existentes; na redução, pixels são eliminados. Existem
vários algoritmos (métodos matemáticos) para interpolar uma imagem. O
método mais simples, Nearest Neighbor (vizinho mais próximo),
simplesmente redistribui e multiplica os pixels da imagem original sem
alterar seus valores de cor. É o mais rápido, mas aumenta o aliasing.
Os métodos mais complexos - bilinear e bicúbico - recalculam os
valores de cor de todos os pixels, usando como base os valores
existentes na imagem original. Uma imagem interpolada dessa forma
mantém as transições suaves de cor (anti-aliasing) entre os detalhes.
Como isso não acrescenta nenhum detalhe ao previamente existente, a
interpolação para cima (ampliação) resulta em sensação de perda de
foco. Invasão de cor - Deturpação de cor do impresso ou predominância
de uma cor sobre um determinado material ou área específica.
Italic (itálico) O mesmo que grifo ou aldino. Variação de uma fonte
em que a letra é inclinada para a direita; foi desenvolvida por
tipógrafos italianos no século 15.
J
JPEG (Joint Photographic Experts Group) Comissão formada pelas
entidades ISO, ITU-T e IEC, que originou o padrão universal de mídia
digital com o mesmo nome. Estabelecido em 1991, ele foi projetado para
comprimir imagens naturais coloridas e monocromáticas. Dependendo do
fator de qualidade adotado, as compressões deterioram visivelmente a
imagem, mas a degradação em fatores de compressão mais altos são
imperceptíveis. Essa compressão só não é recomendada para imagens com
fundos em degradês puros.
K
Kerning Ajuste de espaçamento entre pares específicos de letras que
normalmente teriam espaçamentos incoerentes com o restante da fonte.
Exemplo de par de letras que necessita kerning positivo
(distanciando): RA. Exemplo de par de letras que necessita kerning
negativo (aproximando): To. A informação de quais pares de letras
precisam de kerning e em que intensidade pode ser programada dentro da
fonte, mas nem todos os softwares a utilizam, obrigando a fazer
correções manuais.
Keyness Descrição dos valores tonais em uma imagem. É a distribuição
de densidades entre as altas luzes e as baixas luzes. Se a imagem é
constituída predominantemente por altas luzes, ela é chamada de high
key. Se a predominância for de áreas escuras, é chamada de low key. Se
é formada por quantidades mistas de altas luzes, meias-tintas e
sombras, é descrita como normal key.
Knockout Efeito oposto ao overprint (sobreposição). Consiste em
"vazar" as áreas em que objetos se interceptam, criando uma reserva.
Um texto em branco sobre qualquer outro fundo produzirá um efeito
característico de knockout.
L
Lab Espaço de cor cujas variáveis são a luminância (L), o eixo de
matizes complementares vermelho-verde (a) e o eixo azul-amarelo (b).
Imitando as características físicas da visão humana, o Lab também tem
o gamut mais extenso dentre todos os espaços de cor usados para
descrever imagens digitalmente, e por isso é usado internamente por
algusn editores para converter imagens entre todos os demais. Pode-se
trabalhar em Lab, mas como a representação de imagens na tela (sempre
em RGB) é incapaz de mostrar todas as cores possíveis no modo Lab, os
resultados não são confiáveis. Não confunda Lab com L*a*b, que é a
abstração matemática do espaço de cor.
Landscape (paisagem) Orientação de página que tem a altura menor que
a largura, em oposição a Portrait. Conhecida também por wide ou
"página deitada".
Layer Em bitmaps, é uma "camada" de imagem, à maneira de folhas de
acetato pintadas. Cada camada pode ser, em relação ao que está debaixo
dela, opaca ou transparente, e pode alterar suas cores como um efeito
especial dinâmico. A manipulação de imagens quase sempre envolve
trabalho com layers.
LCD (Liquid Crystal Display; tela de cristal líquido) Tecnologia de
monitor usada nos laptops e, mais recentemente, também em computadores
de mesa. É baseada numa matriz de "pixels" fixos, acionados
individualmente por sinais elétricos e iluminados por trás. Essa
tecnologia existe há muito tempo, mas somente agora a qualidade de
reprodução de cores do LCD se equiparou à dos tubos de imagem (CRT).
Ligatura Em uma fonte, é a parte de um tipo que se encaixa no
seguinte. Muitas fontes incluem caracteres especiais com grupos de
letras frequentemente ligadas, como ? e ?. Algumas famílias de fontes
contêm versões "Expert" com ligaturas adicionais.
Lineatura Número de linhas de pontos de retícula por unidade de
medida. Usado para específicar resolução de equipamentos eletrônicos
no processamento de imagens. Pode ser LPI (linhas por polegadas) ou
LPC (linhas por centímetro). Varia conforme a qualidade pretendida do
trabalho, características da tinta e do papel etc. Normalmente, a
divisão da resolução de saída pela lineatura deve resultar em um
número que, elevado ao quadrado, produzirá a quantidade de etapas
(steps) de gradientes máxima que o dispositivo pode gerar.
Linha-Base Uma linha imaginária sobre a qual se posicionam os
caracteres de uma determinada fonte.
Linotipo Sistema de composição tipográfica criado no final do século
19. Os textos são digitados linha a linha em um teclado, e os tipos
correspondentes são fundidos em uma liga de chumbo, antimônio e
estanho, a partir de moldes permanentes da fonte.
Litografia Técnica de impressão planográfica, isto é, que não se
baseia no relevo da superfície de impressão para transmitir a tinta ao
papel, e sim nas propriedades mutuamente repulsivas da tinta à base de
óleo e da água, usada para isolar as áreas a não serem entintadas. Foi
inventada na Alemanha por Alois Senefelder, em 1798.
Logotipo Conjunto de letras especiais que caracterizam uma marca
comercial. Quando acompanhado por um símbolo identificador, é
denominado logomarca.
Lombada Dorso da publicação, onde se encontram os grampos, colagens
ou costuras. A lombada quadrada e a canoa constituem exemplos.
Luminância Atributo que diz respeito à quantidade de
branco/cinza/preto percebido em um objeto.
LZW (Lempel-Ziv-Welsh) Algoritmo (método matemático) de codificação
e compressão de dados. É semelhante à codificação de Huffman, no qual
as repetidas sequências de zeros e uns são substituídas em um
dicionário por um símbolo correspondente. O LZW é utilizado na
compressão sem perda de qualidade em imagens TIFF e nos formatos de
compressão ZIP e SIT.
M
Mancha Espaço padrão ocupado pelas colunas de texto numa publicação.
Marca ou linha d'água Relevo de superfície estampado no papel usado
em impressos de segurança (papel-moeda, documentos etc.), para
dificultar a falsificação.
Marcas de corte Linhas espalhadas ao redor do trabalho que indicam
onde serão feitos os cortes (linhas contínuas) e dobras/vincos (linhas
tracejadas). Em alguns casos, são impressas em todas as cores para
marcar também o registro, mas podem ser feitas apenas no preto, pois o
trabalho só será refilado/vincado/microserrilhado após sua total
impressão.
Meio-tom Em uma retícula, é a redução da imagem original de tom
contínuo aos micropontos, que variam proporcionalmente em tamanho,
forma e número por área. Quando impressos, esses pontos são "reunidos"
pelos nossos olhos e restauram a visão dos tons originais. Em termos
de tons contínuos, meio-tom pode ser considerado como o intervalo de
valores tonais de cores entre os 25% das altas luzes até os 75% do
início da área de sombra.
Miolo Interior de uma publicação impressa, em oposição à capa.
Mock-up ("boneco") Maquete de um produto, utilizado exclusivamente
para produção fotográfica. Pode ser em escala ampliada ou reduzida;
produtos muito pequenos, por exemplo, são "recriados" em tamanho
maior.
Moiré (pronuncia-se moarrê ou moarê) Padrão de interferência criado
pela justaposição de duas ou mais estruturas geometricamente regulares
e repetitivas. Quando ocorre entre retículas de impressão, causa um
efeito visual de "ondas" ou "ilhas" onde se esperaria uma cor chapada.
Um efeito similar pode ocorrer na reprodução policromática de
meio-tom, devido a ângulos incorretos da retícula ou deficiência nas
tintas. Nas tintas CMYK, por vezes troca-se a angulação do preto (45°)
com a do magenta (75°), em função de o filme do preto usualmente
conter menos informação visual que o magenta, e com isso também
aproximar o ângulo do preto do ângulo do amarelo (15°), que é a tinta
que contém menos informação de detalhe e por tal é a que menos tende a
gerar moiré.
Monitor Dispositivo de saída visual do computador. Pode ser CRT ou
LCD. MM (Multiple Master) - Tecnologia de fontes da Adobe que é capaz
de criar infinitas variações de peso (somente em fontes especialmente
desenvolvidas para esse fim).
N
Negativo imagem reversa de outra. Geralmente refere-se ao tipo mais
popular de filme fotográfico.
O
OCR (optical character recognition) reconhecimento óptico de
caracteres) - Conversão automática, via software, de um texto
escaneado em um arquivo de texto correspondente.
Offset Sistema de impressão litográfica indireta; o papel não entra
em contato com matriz, mas com uma superfície intermediária de
transferência de tinta. A matriz (chapa de zinco gravada
fotograficamente a partir do fotolito) é presa em volta de um cilindro
e entintada. A imagem é capturada por um cilindro de borracha que, por
sua vez, a transfere ao papel. Utiliza tinta gordurosa e pastosa, com
fôrmas metálicas e planográficas. É o sistema de impressão em larga
escala mais versátil, permitindo a impressão em plásticos, metais,
papelão e até mesmo pano. O sistema foi criado em 1900, por Rubel Ira.
Olho Área vazada dentro de um tipo, conforme ocorre nas letras a, o,
e.
OpenType Padrão de fontes universal da Adobe e Microsoft, que funde
as características dos padrões PostScript e TrueType nas plataformas
Mac e Windows. Utiliza um código híbrido compacto, permitindo que os
mesmos arquivos sejam usados em Macs ou PCs sem nenhum tipo de
conversão. É baseado em Unicode (tabela universal com uma
identificação global e fixa para cada caractere) e Glyph (extensão
para símbolos, expressões e caracteres especiais), e armazena 16 bits
de informação (máximo de 65535 caracteres) em lugar dos 8 bits (256
caracteres) dos outros formatos. As fontes são totalmente portáveis,
mas possuem uma assinatura digital do proprietário; ele controla a sua
utilização por outras pessoas (apenas visualização, impressão ou
instalação).
OPI (Open Prepress Interface) Interface Aberta de Pré-Impressão) -
Recurso desenvolvido pela Aldus (empresa incorporada pela Adobe e
Macromedia). O bureau arquiva em seu servidor as imagens de alta
resolução e envia ao cliente versões correspondentes em baixa
resolução. No processo de geração de filmes, as imagens de baixa
resolução são automaticamente trocadas pelas de alta resolução no
servidor de OPI. Foi superado pelo aumento do poder de processamento e
armazenamento dos computadores e com a crescente prática de tratar as
imagens em paralelo com a diagramação.
Órfã Última linha de um parágrafo que vai parar em outra coluna. É
um defeito estético que deve ser evitado.
Overprint Sobreposição de tintas correspondentes a objetos
diferentes. O contrário de knockout.
P
Paginação Em DTP, o mesmo que diagramação.
Página-mestra (master page) Em um documento de paginação, é um
layout de página que serve como "gabarito" para a criação das demais
páginas da publicação. Útil para o posicionamento - de elementos fixos
ou repetitivos como logos, vinhetas, definição das colunas,
fios-guias, margens etc.
Paica (do inglês pica) Unidade de medida tipográfica, equivalente a
1/6 de polegada ou 12 pontos.
PCL (Printer Control Language) linguagem de controle de impressora) -
Linguagem de comando desenvolvida para impressoras da linha HP
LaserJet e impressoras de jato de tinta.
PCX Antigo formato gráfico de PC desenvolvido pela Zsoft, usado para
armazenar imagens monocromáticas ou coloridas em até 24 bits (milhões
de cores). Possui compressão RLE, que garante fator de compressão de
até 1,5:1. É um predecessor do atual TIFF.
PDF (Portable Document Format) formato de documento portável) -
Formato de arquivo do Adobe Acrobat. É multiplataforma e pode conter
todos os elementos componentes, incluindo as fontes. Alguns RIPs
PostScript Nível 3 já o aceitam, e é possivel gerar fotolitos com
altíssima qualidade (inclusive compostos por imagens) usando PDFs no
lugar dos EPS fechados.
Peso Em tipografia, é uma variação de um tipo em relação ao "normal"
ou principal da família. Os pesos usualmente incluem Light, Medium e
Bold. Famílias complexas como, por exemplo, Univers e Helvetica Neue,
contêm outros pesos, como Ultra Light, Thin, Book, Heavy, Extra Bold e
Black. Essas fontes podem usar números como meio auxiliar de
identificação relativa: 45 Light, 55 Normal, 65 Bold etc.
Pixel (Picture Element) elemento de imagem - Componente básico de uma
imagem digital bitmap. É uma pequena área retangular (quase sempre
quadrada) à qual é atribuído um valor numérico descritivo da sua cor,
conforme o espaço de cor usado.
Ponto (pt) Unidade padrão de medida tipográfica.
1 mm = 2,83 pt
12 pt = 1 paica (p) = 4,23 mm
72 pt = 1 polegada (in) = 25,4 mm
Ponto branco Em relação ao monitor, é o nível máximo dos três feixes
de elétrons do CRT (R=G=B= 255). Em fotografia digital, é o ponto do
histograma que corresponde ao máximo brilho registrado na imagem.
Ponto preto Em relação ao monitor, é o nível mínimo ("de fundo") dos
três feixes de elétrons do CRT (R=G=B=0). Em fotografia digital, é o
ponto do histograma que corresponde ao mínimo brilho registrado na
imagem.
Portrait (retrato) Orientação de página com a largura menor que a
altura, em oposição a Landscape. Conhecida também por tall ou "página
em pé".
PostScript Linguagem de descrição de página para impressoras, criada
pela Adobe. Tornou-se padrão quase absoluto no mercado de DTP. A
página é descrita por comandos e expressões matemáticas legíveis. O
arquivo salvo contendo essas instruções (chamado EPS ou "PostScript
encapsulado") é totalmente legível e manipulável. PostScript também é
o padrão de fontes proprietário da Adobe. Cada fonte compreende um par
de arquivos: a fonte de impressão e a fonte de tela.
Prelo Impressora manual com a qual se produzem provas para o sistema
de impressão offset em um processo quase artesanal. Utiliza chapas,
rolos e tintas semelhantes aos de uma impressora normal. É considerada
a prova mais fiel, quando bem executada.
Projeto gráfico Normas de paginação e tipografia que definem visual
e funcionalmente a publicação.
Prova Impressão experimental para checar o aspecto do trabalho
enquanto ele está sendo executado.
PPD (PostScript Printer Description) descrição de impressora
PostScript)** Arquivo que contém configurações específicas para uma
determinada impressora PostScript. Normalmente as principais
informações são a combinação páginas/resolução/lineatura default
(padrão). Esse arquivos podem ser editados para melhor adaptação ao
dispositivo; na maioria das vezes, as opções são mantidas em default e
especificadas/forçadas pelo RIP.
Prepress (pré-impressão) Nome genérico para as atividades executadas
entre o final da produção de originais e a gravação de matrizes.
Sugere processos eletrônicos de foto-reprodução anteriores à fase de
impressão.
Preto Em impressão no espaço de cor CMYK, é a tinta suplementar
usada juntamente com as três primárias para dar profundidade e
definição às sombras. É simbolizado pela letra K (blacK) e não por B,
para não se confundir com o B (Blue) do espaço de cor RGB.
Prismagem Indicação de referência da posição e escala de uma foto ou
ilustração na página.
Processadora Equipamento para revelação automática de filmes,
composta por três racks: um com o revelador, seguido do fixador e um
último com água corrente para a limpeza e retirada de excessos.
Finalmente, o filme processado é seco.
Produção gráfica Processo de materialização das peças geradas no
departamento de arte. Envolve um relacionamento indireto com a parte
gráfica (produtores, fornecedores etc).
Profundidade de cor Em uma imagem digital, corresponde ao
comprimento em bits do código digital que dá o valor de cor de cada
pixel. Quanto mais longo esse código, maior a quantidade de valores
numéricos que podem ser registrados e maior a precisão de cor no caso
de fotos digitalizadas. A progressão é geométrica de base 2: 1 bit =
duas cores, 2 bits = 4 cores, 4 bits = 16 cores, 8 bits = 256 cores,
16 bits = 65,5 mil cores, 24 bits = 16,7 milhões de cores.
PSD Formato nativo do Adobe Photoshop mais importado normalmente
pelo Gimp. É o formato gráfico mais completo (e complexo) de todos,
com suporte a diversos espaços de cor, imagem indexada, layers, canais
alfa, efeitos de layers, clipping paths, objetos vetoriais, objetos de
texto e muitos outros recursos. Alguns programas abrem PSD
diretamente, mas a maioria requer que a imagem seja exportada como
TIFF ou outro formato comum.
Q
QWERTY Configuração padrão dos teclados de computadores. Foi
"herdada" das máquinas de escrever, para as quais foi inventada no fim
do século 19 como meio de evitar problemas mecânicos. (O nome QWERTY
vem das seis primeiras letras da fileira superior.) Devido à sua
concepção, é ergonomicamente sofrível. O padrão Dvorak resolve isso
com uma disposição de letras muito mais eficiente para digitar, mas
nunca "pegou" para valer, mesmo sendo os teclados de computador muito
fáceis de reconfigurar.
R
Rasterização Conversão de um arquivo de página ou ilustração digital
em um bitmap, chamado raster image (ou, numa tradução porca, "imagem
de rastreamento"), que é o material reproduzido de fato na impressão.
Por exemplo, as páginas em EPS recebidas pelo bureau são convertidas
pela imagesetter em um raster de resolução muito alta, que é gravado a
laser no fotolito.
Refile Corte das margens de um material impresso, feito numa
guilhotina especial de acionamento elétrico ou com uma faca.
Registro Marcas em cruz usadas para permitir a sobreposição exata
das cores de impressão, nos filmes, nas montagens e na impressão. São
impressas em todas as tintas.
Resolução Em imagens digitais, é a quantidade de pixels por unidade
de medida; é expressa em PPI (pixels per inch) e, mais raramente, PPC
(pixels por centímetro). DPI (dots per inch) é um termo análogo a PPI
para a resolução de saída (de impressoras e monitores), mas não para a
imagem em si.
Retícula Decomposição dos tons contínuos da imagem em micropontos de
meio-tom para a impressão pelos processos litográficos (offset,
rotogravura). Para evitar o aparecimento do moiré, as retículas para
as tintas de impressão devem ter ângulos diferentes.
Revelador Solução que torna visível a imagem produzida pela luz
incidente sobre o material sensível do filme fotográfico. O
constituinte básico é um agente - que reduz em prata metálica os
haletos de prata atingidos pela luz.
RGB (Red, Green, Blue) Espaço de cor cujas primárias são R
(vermelho), G (verde) e B (azul). Utilizado em monitores de
computador, em TV e vídeo.
Rios Faixas brancas na coluna que são produzidos quando espaços em
linhas consecutivas de texto coincidem. São facilmente visualizados
quanto o texto se encontra a uma distância considerável do observador.
RIP (Raster Image Processor) Hardware (HardRip) ou software
(SoftRip) usado para rasterização.
Rodapé (footer) Conjunto de linhas de texto que aparecem no pé das
páginas de uma publicação, indicando capítulo, númeração de página ou
informações de referência.
Roseta Efeito visual formado pelas retículas quando o resultado
final de todas as inclinações está correto. Quanto maior a lineatura,
mais difícil será de observar a roseta.
Rotativa Máquina de impressão que é alimentada por papel em bobinas,
a altas velocidades. A máquina inclui um mecanismo para cortar e
dobrar em cadernos a folha contínua imediatamente após a impressão,
mais um aparelho para trocar as bobinas em pleno movimento.
Rotogravura Sistema de impressão cujo nome deriva das fôrmas
cilíndricas e do princípio rotativo de suas impressoras. Utiliza
tintas líquidas à base de solventes voláteis (xileno, álcool ou
thinner, que é o mais usado); o grafismo fica em baixo relevo. Foi
inventada por volta de 1784 por Thomas Bell. Muito utilizada em
revistas de grandes tiragens e na indústria de embalagens flexíveis.
S
Sangria (bleed) Um excesso proposital de área impressa que
ultrapassa o limite da área de corte. Sua função é garantir que, após
o refile do trabalho na gráfica, ele não apresente filetes.
Scanner Digitalizador. O original pode ser opaco, transparente ou
translúcido. Utiliza (na maioria das vezes) um sistema
óptico-eletrônico similar ao de câmeras digitais, fazendo uma
varredura (o nome scanner significa "varredor") na superfície do
original e convertendo a leitura em sinais eletrônicos correspondentes
a pixels de imagem. Pode ser cilíndrico ou de mesa plana (flatbed). O
arquivo digitalizado é o scan.
Sensibilidade Em fotografia, é a medida da reação à luz de uma
emulsão fotográfica. Pode ser espectral ou cromática. Diz o quanto o
material é vulnerável à presença da luz.
Separação Transformação de uma imagem em canais componentes que
correspondem às chapas de impressão. Pode usar os métodos UCR ou GCR.
Serifa Detalhe que complementa opticamente o desenho de um tipo;
usualmente é um "pé" ou "nariz" nas - extremidades de cada letra.
Tipos que contêm esses elementos são chamados "serifados" e são os
mais comuns na composição de livros e textos longos. As letras sem
serifa, de construção despojada e aplicação versátil, só foram
inventadas a partir da segunda metade do século 19.
Serigrafia ou silk screen ("tela de seda") - Sistema de impressão
direta. Utiliza uma matriz vazada, constituída de uma tela de tecido
plástico ou metálico tensionada sobre uma moldura, na qual as áreas de
contra-grafismo são vedadas. Com um racle (espátula) de borracha, a
tinta líquida é forçada a passar pelos vãos livres entre os fios da
trama, transferindo-se para o suporte de impressão. A tinta é
semi-líquida, de acordo com o suporte. Usado na impressão de tecidos,
vidro, couro, cerâmica etc. Embora praticada pelos chineses há
séculos, foi patenteada por Samuel Simon em 1907. Em silk screen não
pode haver overprint de cores.
Serrilhado O mesmo que aliasing.
Setscreen Comando da linguagem PostScript responsável pela definição
dos pontos de retícula. Alguns parâmetros passados juntamente com o
setscreen possibilitam a alteração dos parâmetros de frequência, tipo
de ponto, ângulo e fundo, ou simplesmente desconsiderá-los.
Sharpen (nitidez) Filtro de imagem que aumenta o contraste entre os
pixels próximos, aumentando a nitidez e (até certo ponto) cancelando
perdas de foco. Em imagens digitais, é usual dar um Sharpen um pouco
mais forte que o necessário, para compensar previamente a atenuação de
detalhes finos na impressão.
Slide Cromo de 35 mm encaixado em uma moldura.
Small Caps Texto composto exclusivamente em caixa alta. O mesmo que
versalete.
Snap Em programas de paginação, é um efeito que faz os objetos se
encaixarem automaticamente quando estão bem próximos a guias (snap to
guides), a outros objetos (snap to objects) ou à grade (snap to grid).
Spool ("carretel") Recurso dos sistemas operacionais modernos que
permite a impressão enquanto se executa outras tarefas no computador.
O material enviado para imprimir é gravado no HD e libera o programa
rapidamente. A transmissão à impressora ocorre no background (segundo
plano).
Spot Color (cor especial) Separação produzida para imprimir com
tintas especiais. Uma spot color é separada como uma cor pura,
produzindo uma nova chapa. Geralmente utilizada para impressão de
cores extras, que não são geradas pelo sistema CMYK - prata, ouro ou
qualquer outra pertencente a uma escala diferente (Pantone, Hexachrome
e outras).
Stripping Filme especial que possui uma camada que se destaca, usado
para fazer emendas no filme pronto. Também chamado de strip.
T
Tampografia Sistema de impressão indireto, no qual a imagem é
transmitida da matriz para o suporte através de uma peça de silicone
chamada "tampão"; devido à sua flexibilidade, ela pode imprimir sobre
objetos curvos. A tinta, semi-líquida, varia de formulação de acordo
com o suporte. Utiliza clichê em baixo relevo e um sistema de racle
análogo à rotogravura, onde se retira a tinta do contra-grafismo.
Muito utilizado para imprimir em pratos, teclas de computador,
canetas, painéis de equipamentos etc. A primeira máquina foi
construída por volta de 1970.
Texto corrido Texto composto em colunas regulares com nenhuma ou
poucas variações tipográficas.
Texto irregular Linhas de texto compostas em diferentes medidas,
alinhadas (justified) por um lado (esquerdo ou direito) e irregulares
(ragged) do lado oposto.
Threshold (limiar) Cálculo usado como técnica de separação dos tons
da imagem em dois valores uniformes. Assinala-se algum tom na escala
como limiar (normalmente 50%, mas pode ser qualquer outro) e todos os
valores dos pixels menores ou igual a esse valor são transformados em
preto, enquanto os valores superiores são mapeados para branco. O
efeito é utilizado para conversão de imagens grayscale em alto
contraste.
TIFF (Tagged Image File Format) Formato de arquivo de imagens
bitmap. Muito usado por scanners e programas de manipulação de imagens
e paginação. Desenvolvido nos anos 80 em parceria por Aldus, Microsoft
e fabricantes de scanners. Suporta RGB, grayscale e CMYK, aceita
clipping paths, canais alfa e tem como opcional a compressão - LZW
(sem perda de qualidade da imagem).
Tinta É formada pela combinação de resinas, solventes, pigmentos e
aditivos. O pigmento dá a cor, o solvente a viscosidade, os aditivos o
brilho, opacidade e consistência, e as resinas são responsáveis pelo
transporte físico.
Tipo Desenho de um caractere tipográfico. O sentido original era
"matriz de metal para um caractere dentro de uma fonte". O metal usado
é composto de chumbo para volume (85%), antimônio para dureza (11%) e
estanho para liga (4%).
Tipografia No sentido atual, é simplesmente a ciência e arte da
criação e composição de tipos. No sentido original, é um sistema de
impressão direta. Usa tinta gordurosa e pastosa; os tipos são fôrmas
relevográficas de metal. Originou-se da xilogravura (impressão com
blocos de madeira em relevo), originalmente inventada pelos chineses;
a prensa de tipos metálicos foi criada em 1440 por Gutenberg. Foi o
principal sistema de impressão durante 400 anos. Ainda é usado na
impressão de livros, folhetos, cartões de visita, convites e outros
produtos de natureza semi-artesanal. Nas demais aplicações, foi
substituída por outras tecnologias.
Tom contínuo Imagem com extensa gama de tons do branco para o preto,
de forma que as tonalidades do branco ao preto absolutos misturam-se
sem interrupção perceptível. Fotografias, pinturas, desenhos a lápis
ou a carvão são todos originais de tom contínuo. Como uma máquina de
impressão só imprime a traço (presença total ou ausência total de
tinta em cada ponto do papel), é preciso transformar esse tom contínuo
em meio-tom de retícula.
Toner Tinta sólida, composta de partículas finas de pó que possuem
características eletrostáticas e são atraídas eletromagneticamente.
Utilizado pelas copiadoras e impressoras a laser, que fundem essas
partículas à superfície do papel e as fixam via aplicação de alta
temperatura. O toner é uma substância tóxica.
Trapping Recurso presente nos programas de paginação e ilustração,
que expande automaticamente os contornos das cores chapadas de planos
sucessivos, causando uma pequena sobreimpressão na aresta de contato
entre as cores. Sua função é evitar que, devido a um eventual erro de
registro, surja um filete na transição das duas cores. O mesmo efeito
pode ser feito do primeiro plano para o segundo ou do segundo plano
para o primeiro; o segundo caso é o usual em textos compostos com
corpos muito pequenos, evitando que as letras pareçam muito espessas e
próximas.
Tratamento de imagem Manipulação digital envolvendo ajustes de cor e
correção de defeitos.
TrueType Padrão de fontes conjunto da Apple e Microsoft, com versões
(incompatíveis entre si) para Mac OS e Windows, no qual cada fonte é
codificada em um arquivo único (podendo ou não as fontes da mesma
família serem reunidas em maletas - suitcases - no Mac). Para sua
visualização, não é necessário um software auxiliar como o ATM.
U
UCR (Undercolor Removal) Método de separação que remove em maior ou
menor grau as cores primárias (CMY) das áreas neutras escuras,
compensando a diferença com a adição de tinta preta (K). Reduz os
tamanhos dos pontos de retícula das três cores de escala das áreas
neutras e compensa o aumento dos tamanhos dos pontos pretos. O mesmo
tom escuro é reproduzido com muito menos problemas de trapping e
registro.
UCA (Undercolor Addition) Método de separação que reforça as cores
primárias (CMY) nas áreas neutras escuras, que são impressas pela
tinta preta (K). Isso compensa o fenômeno de quando os tamanhos dos
pontos de retícula amarelo, magenta e ciano são muito reduzidos pelo
processo GCR. Sem UCA, as áreas escuras podem ficar mais claras do que
o desejado.
Unsharp Mask Sharpen com controles de ajuste.
V
Versalete (small caps) Letra que tem a forma da maiúscula e a altura
aproximada da minúscula. Pode-se escrever com os caracteres iniciais
em caixa alta "normal" e os demais menores.
Vetor Desenho geométrico, obtido através de uma fórmula matemática.
Existem diversos modelos matemáticos; o mais comum é o de Bézier. A
resolução de um desenho vetorial é limitada unicamente pelo
dispositivo de saida, permitindo ampliação ilimitada sem perda de
qualidade. Os arquivos vetoriais são relativamente pequenos em
tamanho. É possível combinar os vetores com bitmaps; a tecnologia de
animação Flash é baseada nos dois.
Viúva Primeira linha de um parágrafo que fica sozinha no fim de uma
coluna. É um defeito estético de paginação que deve ser evitado.
W
WYSIWYG (What You See Is What You Get; "O que você vê é o que obtém") Slogan dos programas de DTP modernos, que exibem na tela o material de forma a imitar a sua aparência quando impresso.
X
Xerografia Processo de impressão na qual o papel da tinta é feito
por um pó seco (toner) que é atraído eletrostaticamente para as áreas
de interesse. É a mesma tecnologia usada em copiadoras e impressoras
laser.
Z
Zoom Existem dois tipos. Zoom óptico é o zoom mecânico feito pela
lente da câmera, que aproxima o objeto a ser fotografado. O "zoom
digital" interpola os pixels provenientes do CCD da câmera; não é um
zoom real, causando degradação por perda de detalhes ou serrilhamento.