Marketing Viral
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 22 de Novembro de 2001
Este é um termo novo e ainda pouco conhecido, mas que já é alvo dos marketeiros
pelo mundo afora.
Marketing viral, em outras palavras, é a boa e velha propaganda de boca, só
que no contexto da Internet.
Veja o caso do Tourist Guy, onde foi feita a montagem de um turista no topo
de uma das torres do World Trade Center com o avião chegando por trás. A foto
foi feita como gozação mas se espalhou pelo mundo inteiro. Existem até alguns
sites dedicados ao assunto como http://www.touristofdeath.com.
Por muito tempo se pensou que a vítima da montagem fosse um brasileiro,
José Roberto Penteado, de Campinas. Recentemente se descobriu que o Tourist
Guy na verdade é húngaro. A descoberta foi relatada no endereço
http://64.224.191.180/touristguy/found.html, onde o real tourist guy aparece
em outras fotos, sem o avião e em outros lugares na torre do World Trade Center.
Ao final desta mensagem incluo links para alguns artigos sobre o assunto.
Outro exemplo interessante é de uma empresa de contabilidade americana. No serviço
de atendimento telefônico, a voz na secretária eletrônica anunciava: disque 1 para
falar com nosso atendimento ao cliente, disque 2 para falar com não sei quem. No último
número colocaram: disque 9 para ouvir um pato. O que começou como brincadeira, quem
ia pensar que alguém ia ouvir a mensagem até o final, tomou proporções gigantescas.
A notícia se espalhou pela Internet e eles chegaram a receber alguns milhões de
ligações de pessoas que queriam ouvir um pato grasnar. O sistema telefônico da
empresa entrou em colapso, mas eles aumentaram substancialmente a sua carteira
de clientes.
Um terceiro caso, também muito engraçado, é de uma homepage pessoal, de Mahir
Cagri, da Turquia, no site da Geocities. A sua homepage tinha a mensagem
"Welcome to my homepage! I Kiss You!!!!!" e passava a impressão de uma pessoa
carente sentimentalmente e desesperada por fazer novas amizades com o sexo
feminino. A página contém imagens de Mahir e descreve seu estilo de vida em
um inglês sofrível: "I like to take foto-camera (amimals, towns, nice nude models
and peoples...)". Mais uma: "I like sex" e ainda outra: "Who is want to come
TURKEY I can invitate ... She can stay my home." Infelizmente esta página não
existe mais.
Esta página recebeu mais de um milhão de hits e foi um sucesso instantâneo.
Um sucesso que muita empresa busca gastando baldes de dinheiro com marketing
e não consegue.
Estes exemplos acima são involuntários, mas que geraram dividendos de algum tipo
para os envolvidos. Para qualquer empresa tal propaganda gratuita é um verdadeiro
achado. A questão é como achar o tom certo, que faça com que a mensagem seja
reenviada de um para outro.
Eu peguei uma carona, também involuntariamente, na estratégia de marketing
viral do filme Inteligência Artificial, de Steven Spielberg. No site do filme,
em http://aimovie.warnerbros.com/, tem um programa de inteligência artificial
chamado "Alice", que é capaz de manter uma conversa bem agradável com seus
interlocutores. Este pequeno robo atraiu centenas de milhares de pessoas para
o site do filme, garantindo uma divulgação de boa qualidade e inteiramente
grátis, visto que até o software usado é livre e gratuito.
Eu escrevi um artigo sobre o site e transcrevi uma parte de uma conversa
que tive com a Alice. Parece que esta mensagem caiu nas graças dos assinantes
da lista e em alguns dias o número de assinantes da Dicas-L cresceu de forma
inusitada.
Este fenômeno eu já tinha notado. Sempre que veiculo alguma mensagem sobre
algum tema polêmico, como Windows x Linux e coisas do genero, a mensagem
tende a ser duplicada com grande velocidade, gerando novos assinantes e
publicidade para a lista.
Para encerrar, alguns links sobre os assuntos que mencionei:
Internet e Turista Acidental Mora em Campinas
http://www.cosmo.com.br/cpopular/materias/2001/11/5/mat1471.shtm
Site Tourist Guy
http://www.touristguy.com/
A revista Wired publicou um artigo onde anuncia a identidade do turista
no WTC, José Roberto Penteado, de Campinas, Brasil e comenta sobre outros
casos semelhantes, inclusive o de Mahir Cagri, da Turquia.
http://www.wired.com/news/conflict/0,2100,48225,00.html
O artigo que escrevi sobre o site do filme Inteligência Artificial fica em
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20010908.shtml
Sobre o Mahir:
I Kiss You!!!!!
http://www.salon.com/tech/log/1999/11/04/mahir/