De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Manual Inkscape - Desenho Vetorial

Colaboração: Sérgio Luiz Araújo Silva

Data de Publicação: 18 de Novembro de 2004

O Sérgio me enviou um manual sobre o software inkscape, usado para fazer desenhos vetoriais. Eu já usei o inkscape algumas vezes para fazer imagens para os cursos que ministro e realmente é muito bom, e como o Sérgio diz, está evoluindo muito rapidamente.

Eu publiquei o manual na biblioteca digital de software livre do Centro de Computação da Unicamp.

A seguir, a introdução do manual, escrita pelo Sérgio:

O inkscape é um programa de desenhos vetoriais livre, ou seja, pode ser copiado e distribuido livremente. Embora ainda não tenha alcançado o nível de programas como o coreldraw possui algumas vantagens sobre este. Abre em poucos segundos e está em conformidade com os padrões da Internet. Com ele já é possível realizar trabalhos bastante profissionais. Outro aspeco a ser considerado é que, sendo um software de código aberto, as inovações para ele são muito mais rápidas do que nos softwares comerciais. Portanto podemos esperar bastante dele.

O site do inkscape é http://www.inkscape.org



Veja a relação completa dos artigos de Sérgio Luiz Araújo Silva