De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Mantenha o operador acordado com o tailbeep

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 29 de janeiro de 2013

Como de costume, a linha de comando para os apressadinhos:

  tailbeep -f /var/log/syslog -s "usb-storage" -t /dev/pts/0 -x "espeak -v pt-br \"Dispositivo USB Conectado\""

O comando tailbeep é capaz de executar uma série de operações ao encontrar uma determinada string em um arquivo e é especialmente útil para gerar alertas no caso de alguma ocorrência do sistema. Ele não é padrão das distribuições Linux mais comuns e deve ser instalado a partir do seu fonte, um processo muito fácil. Baixe a última versão do programa em http://soomka.com/tailbeep

No meu caso, a sequencia de instalação (como usuário root), após baixar o arquivo, foi a seguinte:

  tar -xzvf tailbeep-0.46.tar.gz
  cd tailbeep-0.46/
  make
  make install

A forma mais simples de executar o comando é fazer com que ele emita um bip quando uma determinada string é encontrada. Por exemplo, se eu quiser saber quando uma pendrive é inserida no sistema, uso o seguinte comando:

  tailbeep -f /var/log/syslog -s "usb-storage" -t /dev/pts/0

Antes de você começar a sofrer, porém, saiba que o Ubuntu pode ter desabilitado o alto falante interno de seu computador. Neste caso, você deve ler as dicas deste artigo. Mas nós vamos fazer algo muito mais divertido!

Instale o comando espeak (como o usuário root, ou coloque um sudo na frente da linha abaixo):

  apt-get install espeak

Teste o espeak:

  espeak -v pt-br "Até a pé nós iremos"

Já sacou que a chave -v diz qual a voz a ser usada, certo? Pode brincar um pouco mais com o espeak antes de seguir adiante...

Voltemos agora ao tailbeep. Execute o comando a seguir e insira uma pendrive em uma de suas entradas USB:

  tailbeep -f /var/log/syslog -s "usb-storage" -t /dev/pts/0 -x "espeak -v pt-br \"Dispositivo USB Conectado\""
-f diz qual o comando o tailbeep deve monitorar
-s diz qual a string a ser monitorada
-t diz para qual o terminal o resultado do comando tailbeep é enviado (use o comando tty para saber qual é o seu terminal)

As três chaves acima são **OBRIGATÓRIAS!*

-x diz o comando a ser executado quando a string é encontrada. Observe que as contrabarras "\" antes das aspas no espeak são necessárias, já que a própria chave -x requer as aspas.

Para saber mais, leia o README que está na pasta onde você descompactou o tailbeep. Você também pode obter uma rápida ajuda do comando com a tradicional chave --help:

  tailbeep --help

Leitura adicional:

Um artigo de 2003 da Linux Magazine A página da Soomka com outras coisas bem legais

Cesar Brod é uma das muitas pessoas que jamais irão comprar produtos da HP Brasil. Duvida? Olha o monte de reclamações na página da empresa no Facebook e una-se ao grupo HP, Nunca Mais!

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod