De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Mail Filter

Colaboração: Carlos Covolo

Data de Publicação: 10 de Outubro de 2001

Nestes tempos de vírus de macro (VBS) é fundamental que se tenha uma ferramenta para filtrar mensagens com extensões indesejáveis ( não podemos deixar para o usuário final fazer isso ) .

O Sendmail 8.11 traz uma feature muito interessante chamada MILTER ( Mail Filter API ) que pode ser utilizada para verificação das mensagens SMTP quando as mesmas entram na fila do Sendmail.

O Rays Mail-Filter é uma ferramenta que se utiliza desta API para a verificação do Subject e Content-Type de mensagens e rejeição dos tipos indesejáveis ( tais como EXE, VBS, PIF, JS, etc ) .

O download pode ser feito em: http://www.sendmail-filter.sbu.ac.uk/rays-filter.html

Ela é relativamente simples de se instalar e o resultado final é muito bom . O único segredo para compilação é colocar os arquivos mfapi.h e milter.h no mesmo diretório do rays mail-filter (estes arquivos ficam em sendmail-8.11.0/include/libmilter ) . Fora isto, as demais instruções do site são bem claras .



Veja a relação completa dos artigos de Carlos Covolo