De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


LOAFs (Linux on a floppy)

Colaboração: Ali Faiez Taha

Data de Publicação: 21 de Agosto de 2000

Há alguns sites interessantes na Internet que tratam do Sistema Linux montados em apenas 1 floppy (LOAFs).

http://www.toms.net/rb/

Esta URL mostra como se fazer um LOAF e disponibiliza outros links relacionados aos LOAFs: Trinux, LRP, MuLinux, HAL91, DLX Xdenu, LOAF, BrutalWare, Pocket-Linux, Fluf, MetaLab, YARD, Floppyfw, Floppix, TLinux, ODL, CClinux, Airmid, Empire, Coyote, HVLinux, LIAP, Giotto, SmallLinux, LinuxEmbedded e Freesco.

Os LOAFs são uma excelente opção para quem pretende trabalhar com terminais de pequeno poder de processamento (máquinas 386, 486 com 4 MBytes de memória RAM, placas de rede e um pequeno Hard Disk, ou nenhum.)

Pode ser aplicado onde há muita necessidade de cópias de Softwares, Instalações, acesso a servidores de E-Mail, Terminais, NFS, Terminais com conexão PPP, etc.

Muitos tem como principais características os tipos e modelos de placas de rede que podem ser usados (3COM, NE2000, INTEL, etc). Alguns permitem a montagem de Hard Disks com filesystem vfat e até a utilização de Modems.

Quando os recursos são poucos, os LOAFs são uma boa opção.



Veja a relação completa dos artigos de Ali Faiez Taha