De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Instalação Sendmail (Parte 2)

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 20 de Maio de 1998

Instalação dos Softwares

A minha preferência pessoal, no tocante a instalação de softwares, é criar um diretório chamado /usr/local/src e realizar todas as tarefas de configuração neste local.

Softwares distribuídos na Internet geralmente vêm compactados utilizando o utilitário compress, que é parte integrante da maioria, se não totalidade, de todos os sistemas Unix. Arquivos compactados com este programa possuem a extensão ".Z". O outro formato, muito mais popular de compactação, é o gerado pelo programa gzip, também da FSF (Free Software Foundation). A taxa de compactação obtida através do programa gzip é significativamente maior do que a obtida através do programa compress, daí a sua popularidade, principalmente entre aqueles que administram repositórios de programas de domínio público.

Para expandir softwares compactados com o programa compress (extensão ".Z"), você pode fazer como abaixo:

# cd /usr/local/src
# cat software.tar.Z | tar xvf -

Fazendo-se desta maneira, não é necessário descompactar o arquivo original, economizando-se espaço.

Para expandir softwares compactados com o programa gzip (extensão ".gz"), faça como abaixo:

# cd /usr/local/src
# gzip -dc software.tar.gz | tar xvf -

(Fim Parte 2)



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida