De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Miguel Galves
Data de Publicação: 20 de Julho de 2008
Já é sabido que o Google considera C++, Python e Java como linguagens oficiais de desenvolvimento. E dado o número de projetos deles, é de se esperar que sistemas escritos em linguagens diferentes tenham que conversar entre si.
Como eles gostam de desenvolver toda a pilha de software deles, obviamente o protocolo de IPC não poderia fugir à regra: eles criaram o Protocol Buffer. Resumindo: Protocol Buffers define um formato de descrição de dados que pode ser compilado e utilizado por programas em diversas linguagens. Uma espécie de IDL de Corba, versão Google. E daí a pergunta que não quer calar: porque não IDL? Segundo eles, por questões de simplicidade.
Esta biblioteca foi liberada para opensource, e pode ser encontrada em http://code.google.com/apis/protocolbuffers/docs/overview.html.
Miguel Galves é autor e editor do blog Log4Dev. Procurando trabalho desafiador? Conheça o Job4Dev.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários