De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Gnu Linux - Instalação Automática

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de Fevereiro de 2001

Sistemas GNU/Linux derivados do produto da RedHat possuem uma facilidade fantástica que automatiza até 100% dos passos necessários para a instalação de um sistema.

Eu já fiz uso desta facilidade para fazer a instalação de vários equipamentos em que a instalação é feita sem fazer nenhuma pergunta ao usuário.

Este tipo de instalação chama-se kickstart. Não vou entrar em maiores detalhes. Eu até já escrevi um artigo sobre o assunto na revista da Unicamp, em http://www.revista.unicamp.br/navegacao/index3.html

Mas o que eu queria falar hoje é sobre um site na Web que gera um arquivo de configuração para instalações kickstart, que fica em http://kickstart.linugen.com/

Além de fornecer o serviço pela Web, você pode baixar o script que desempenha esta função.

Para clonar um sistema em funcionamento, existe um pacote RPM chamado mkkickstart, que faz uma radiografia de sua máquina e que pode ser usado depois para reconstruir seu computador com exatamente os mesmos pacotes e configuração de rede. Eu executo este programa diariamente e envio o resultado via email para minha conta em outra máquina.

Certamente vale a pena investir algum tempo para aprender a lidar com este recurso fantástico.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida