De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Gnu Linux - Acesso a Partições Windows

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 10 de Março de 2000

Sistemas Linux são extremamente sociáveis, entendem praticamente qualquer tipo de sistema de arquivos existente. Podem acessar arquivos de sistemas OS/2, DOS, Windows NT, Windows 95/98 e mais alguns que não me lembro agora.

Para acessar estes arquivos a partir de seu sistema Linux, inclua no arquivo `/etc/fstab' a seguinte linha:

/dev/hda1     /win95      vfat    defaults        0 0

O diretório de montagem do sistema Windows, `/win95', precisa ser criado previamente para que a montagem funcione. Caso não se deseje a montagem automaticamente durante o boot, o mesmo comando pode ser emitido manualmente:

# mount -t vfat /dev/hda1 /win95

Como pode-se ver, o sistema do Windows está localizado no primeiro disco, `hda1'. Este normalmente é o recomendado, visto que o Windows não instala em outro disco que não o primeiro da controladora.

Os arquivos da partição do Windows pertencem ao usuário `root' para evitar que algum desavisado faça uma besteira maior.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida