De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Ferramentas para combater Spam

Colaboração: Janio Sarmento

Data de Publicação: 09 de Fevereiro de 2004

Com relação ao spam: eu tenho pavor deles. Há muitos produtos bons por aí, mas o que melhor atendeu a minha necessidade foi o ASSP (assp.sf.net), um proxy de SMTP multiplataforma (é feito em Perl) com filtros de aprendizagem.

Só para dar uma idéia, venho usando o ASSP por mais de 120 dias (após a fase de "treinamento" do bichinho), e nesse tempo todo ele bloqueou um único e-mail que não seria spam (quando fiz o pedido de uma nova linha telefônica, o e-mail de confirmação da GVT causou confusão), e deixou passar também um único e-mail que era spam. Ou seja, dois errinhos em milhares de mensagens.

Eu poderia ter optado pelo ainda mais popular SpamAssassin, mas a facilidade de configurar o ASSP em qualquer sistema operacional (tenho um servidor Windows ainda) foi um ponto extremamente positivo para ele.


Software Livre nas Corporações

Colaboração: Caio Souza Mendes <<caio_sm (a) yahoo com br>>

  • Modelo de desenvolvimento de sistemas baseados em software livre
  • Implicações legais das licenças para o uso de sw livre no desenvolvimento de projetos
  • O uso do software livre para o desenvolvimento de sistemas de alta demanda
  • Estudos de caso de sistemas em produção

Download: http://brlinux.linuxsecurity.com.br/tutoriais/palestra_softlivre.pdf



Veja a relação completa dos artigos de Janio Sarmento