De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Encontrando compartilhamentos Windows via gerenciador de arquivos.

Colaboração: Jorge Antônio Coelho de Sousa

Data de Publicação: 01 de Fevereiro de 2006

Outro dia um colega pediu-me ajuda, pois não estava conseguindo acessar os diretório compartilhados em outros micros Windows, como fazia antes de evoluir para o Linux.

A solução, apesar de simples, também deve ser uma dúvida para muitos usuários que migraram do Windows para o Linux. Então vamos à solução:

Toda estação Windows, conectado à uma LAN, tem um nome NetBIOS e um endereço IP. De posse de uma dessas informações, execute o seu gerenciador de arquivos preferido. Neste caso usamos o Konqueror.

Na barra onde normalmente digitamos a URL, digite:

smb:/

Na tela à direita serão mostrados todos os grupos desta rede local. Clicando em qualquer um dos grupos é possível visualizar as estações. Clicando em qualquer estação é possível visualizar os diretórios compartilhados. Clicando nos diretórios é possível visualizar os arquivos.

Caso se saiba qual estação se deseja acessar, digite:

smb://<nome-netbios>/

ou

smb://<endereço-IP>/

Na tela à direita serão mostrados todos os diretórios compartilhados desta estação.

Daí para frente basta navegar para encontrar o arquivo desejado.



Veja a relação completa dos artigos de Jorge Antônio Coelho de Sousa