De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Dica para acertar na comprar de um Monitor LCD

Colaboração: Michel Huich

Data de Publicação: 12 de Agosto de 2009

Os modelos de monitor CRT são coisa do passado, agora os de cristal líquido estão com preços mais em conta e com várias vantagens em relação a seu irmão mais velho.

A época do monitores de CRT's o conhecido (tubo) ficou no passado. Claro que ainda existe um grande parque instalado desses pesados equipamentos, mas ainda é possível encontrar facilmente à venda uma grande variedade desses monitores por aí. Mas o monitor de crt é pesado e ocupa mais espaço que um de cristal líquido e também consome cerca mais ou menos três vezes mais energia eletrica que o LCD. E a diferença de preço está cada vez menor. Ou seja, vale muito mais a pena partir para um LCD, apesar da manutenção ser fora de questão devido a seu elevado preço, mas dificilmente ele da problema.

O que se deve olhar antes de comprar um monitor de LCD são as seguintes caracteristicas:

1. Tamanho do monitor

Um monitor de crt com 19 polegadas pode ser encontrado por cerca de R$200 a 300 hoje em dia, em média. Já o LCD também com 19 polegadas esta saindo por volta de R$ 400 a 500. E quanto ao tamanho da tela é preciso considerar que a área útil do tubo não é de 19 polegadas e, sim, de 17,4 apenas. Isso porque os fabricantes sempre consideraram a medida do tubo inteiro, com áreas do vidro que não são utilizadas para imagens. No Monitor de LCD, a área útil é realmente o tamanho nominal. E além disso tem formato widescreen ou seja segue o padrão das novas telas de TVs de alta definição.

2. Tempo de resposta (MS)

O Tempo de resposta é um indicador de quanto o circuito é rápido para acender um pixel na tela, quanto menor o número melhor! A explicação é que se o pixel demora muito para acender ou apagar a imagem em movimento forma rastros, o chamado efeito fantasma .

Os primeiros monitores de LCD: tinham esse tempo de 20 a 12 milissegundos (ms). Mas hoje há modelos com tempo de resposta de "2 ms", consideravelmente mais caros. Porém, monitores LCD com tempo de resposta entre 8 e 5 ms são considerados bem aceitáveis para jogos sem dar aquele famoso fantasma na tela.

3. Relação de contraste

Quanto um display de LCD tem a capacidade de variar os tons entre o máximo branco e o máximo preto na cor de um pixel, também quanto maior esse número melhor. Uma relação de 4.000:1 a 20.000:1 já oferece imagens com cores bem vivas. Nas caixas dos monitores ou mesmo nas placas demonstrativas das lojas, essa característica aparece como relação de contraste dinâmica. Brilho quanto maior o número, melhor. Os monitores começaram com brilho em 200 candelas por metro quadrado (cd/m²). Mas hoje a maioria dos modelos já sai com "300 cd/m²".

4. Movimento do monitor

Outro item que deve ser analisado na hora de escolher um modelo LCD é se ele oferece ajuste de inclinação. Pode parecer uma bobagem, mas no dia-a-dia, inclinar a tela para que ela fique na altura dos olhos torna seu uso mais confortável para o usuário.

5. Tipo de Conexões

Como entrada de vídeo, é bom verificar se ele inclui VGA e DVI. A primeira é tradicional, mas é a segunda, que fornece sinal digital (não é tão popular) e que já faz parte das novas placas de vídeo. É interessante verificar também se o produto acompanha um conector conversor (que serve para conectar a saída do PC VGA no conector DVI do monitor, se necessário). Dessa forma, você garante que a conexão ao seu PC será feita de um jeito ou de outro.

6. Dimensões

Como os monitores LCDs estão com preços cada vez menores, é mais fácil se encantar com modelos LCD de 22 polegadas, com preços a partir de 600 reais. Por cerca de 850 reais já é possível encontrar modelos que acompanham sintonizador de TV embutido, e vários recursos interessantes, pois eles não chegam a pesar seis quilos e são fáceis de transportar do escritório para o quarto, por exemplo. E talvez você queira ligá-lo ao player de DVD ou home theater para assistir a um filme. No caso de monitores desse tamanho, é bom comprar um que tenha conector HDMI ou Vídeo Composto para aproveitar ao máximo a qualidade da imagem que é oferecida pelo player. Também verifique se ele é compatível com o modo full HD de 1080 linhas (recomendável). Se o vendedor não souber, essas informações são facilmente obtidas no site do fabricante ou ligando diretamente no serviço de atendimento ao consumidor.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Michel Huich