De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Miguel Galves
Data de Publicação: 25 de janeiro de 2008
Em 2001 o MIT anunciou a criação do OCW (MIT OpenCourseWAre). Esta é uma iniciativa que procura utilizar a internet para avançar o conhecimento e educar estudantes das mais diferentes áreas em todo o mundo - seguindo a missão da instituição. Através de seu site, o OCW publica gratuitamente materiais dos cursos utilizados no MIT, incluindo notas de aulas, conjuntos de problemas, vídeos e demonstrações.
O primeiro piloto, com 50 cursos surgiu em 2002. Em 2003 o projeto foi oficialmente lançado, contando com cerca de 500 cursos. De acordo com as informações do site, em 2007 praticamente todos os cursos do MIT foram publicados. É uma excelente fonte para aqueles que têm interesse de aprender algo novo, aprofundar seus conhecimentos e manter-se atualizado. Vale lembrar que de acordo com o ranking de universidades citado pelo Raphael, a instituição é considerada como sendo a décima melhor universidade do mundo.
Esta iniciativa inspirou diversas outras universidades do mundo, que então criaram o OpenCourseWare Consortium, que agrega desde renomadas instituições dos Estados Unidos, Europa e Japão, até instituições de países como Vietnã e Colômbia (não há nenhuma universidade brasileira no consórcio).
Cabe notar que a disponibilização do material não garante certificação de nenhuma espécie, e tampouco corresponde fielmente a todo o material dos cursos. De qualquer forma, é uma excelente fonte por aqueles ávidos por conhecimento. Eu mesmo já comecei a consultar o material de três cursos bastante interessantes: Introdução à probabilidade e estatística, Algoritmos para Biologia Computacional e Análise Econômica para Decisões de Negócios. Mas se você preferir, pode fazer um curso sobre Imperialismo Europeu nos séculos XIX e XX, Alemão (língua) ou Biomedicina Aeroespacial e Engenharia de Suporte à Vida. São várias as possibilidades.
Miguel Galves é Engenheiro de Computação, Mestre em Ciência da Computação (Bioinformática) e autor e editor do blog Log4Dev
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários