De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Configuração da máscara de permissões de acesso.

Colaboração: Jonas de Araújo Luz Junior

Data de Publicação: 25 de Setembro de 2000

O comando umask estabelece as permissões iniciais de um arquivo recém-criado. Sua sintaxe é:

  umask [<mascara>]

Pelo que pude pesquisar, as novas permissões serão determinadas pelo resultado de 666 ^ <mascara>, onde o sinal ^ representa a operação de "ou exclusivo" (xor). Entretanto, a permissão de execução parece não obedecer à regra.

Se o parâmetro <mascara> não for fornecido, o comando retornará o valor atual, comumente igual a 022. Daí, a máscara padrão é 666 ^ 022 = 644, ou seja: rw-rr.

Em resumo:

Use o algarismo 0 para acesso completo (leitura e escrita); Use o algarismo 2 para acesso somente leitura; Use o algarismo 6 para nenhum acesso.

Lembre-se que as permissões são na ordem dono-grupo-outros.

Notas para sistema Conectiva Linux, configurado com shell bash:

1. Para configurar o sistema de forma geral, insira o comando umask no final do arquivo /etc/rc.d/rc.local. 2. Para configurar a máscara para um usuário específico, coloque o comando no final do arquivo .bash_profile, localizado em /home/<usuario>.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Jonas de Araújo Luz Junior