De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Eduardo Henrique Franco
Data de Publicação: 14 de Maio de 2005
Se você esta cansado de esperar de 30 minutos a uma hora ou mais para terminar a instalação do Fedora, então instale o Fedora Core via NFS com isso reduzirá muito o tempo da instalação. Você irá precisar de outra maquina com as imagens em .iso do Fedora Core para executar o compartilhamento via NFS.
Comece colocando as imagens .iso do Fedora em algum diretório que você vai compartilhar. Por exemplo, eu coloquei em /usr/local/iso/heidelberg
[eduardo@localhost][eduardo]# mkdir -p /usr/local/iso/heidelberg
Copie as imagens .iso do Fedora para dentro deste diretório:
[eduardo@localhost][eduardo]# cd /usr/local/iso/heidelberg [eduardo@localhost][heidelberg]# ls MD5SUM heidelberg-i386-disc1.iso heidelberg-i386-disc2.iso heidelberg-i386-disc3.iso
Configure um Compartilhamento via NFS. Isto pode ser feito através do Fedora GUI ou pela linha de comando.
Através do GUI vá em Applications\System Settings\Server Settings\NFS
O Configurador do NFS irá pedir que você digite a senha de root. Depois de entrar clique em Adicionar. Na caixa que vai aparecer, digite o caminho do compartilhamento (/usr/local/iso/heidelberg) e o IP da maquina que você deseja liberar para conectar a esse compartilhamento. Você pode também adicionar todo o endereço da sua subrede usando algo como 192.168.1.0/24. A permissão deverá ser somente leitura (read-only).
Agora você esta pronto para ir na maquina cliente e começar a instalação.
Você precisará do primeiro disco do Fedora para começar o processo de instalação. Terminando o boot do primeiro disco. Na linha de comando digite "linux askmethod".
Isso fará o instalador saber que você deseja instalar usando outro método, sem os cds.
A instalação irá começar normalmente mas será pedido para você selecionar o modo de instalação. Selecione NFS e configure o IP para esta maquina cliente. Depois será pedido o IP do seu NFS Server e a localidade do diretório aonde os arquivos de imagens .iso estão armazenados.
Depois de seguir todos esses passos sua instalação deverá começar usando imagens .iso via NFS. O tempo de instalação nessa maquina vai passar de 45 minutos usando os CDs para aproximadamente 8 minutos usando NFS.
Muitas ferramentas Linux GUI, somente modificão um unico arquivo texto, neste caso /etc/exports. Este arquivo pode ser editado através de um editor de texto como o "vi".
[eduardo@localhost][eduardo]# cat /etc/exports /usr/local/iso/heidelberg 192.168.1.0/24(ro,sync)
Depois de configurar o arquivo /etc/exports você precisar fazer o NFS saber dessas mudanças. Execute o comando "exportfs" para fazer isso, "exportfs" irá listar os diretórios que você exportou.
[root@localhost root]# exportfs /usr/local/iso/heidelberg 192.168.1.0/24
Por hoje é isso!
Fonte: fedoranews.org
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários