De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Como fazer mala direta no StarOffice

Colaboração: Kleber Sacilotto de Souza

Data de Publicação: 16 de Dezembro de 1999

Para se fazer uma mala direta no StarOffice o banco de dados tem que estar no formato StarBase. Se o banco de dados estiver no formato mdb(Access), você terá que abrir esse documento no Access e salvá-lo no formato dbf (DBase). Depois de salvo, abrir o StarOffice clicar no menu Ficheiro, Novo, Base de dados.

Na primeira tela digitar o nome do novo arquivo. Clicar no índice tipo e escolher o tipo de dados DBase, clicar no botão Localizar e localizar a pasta em que contém o arquivo Dbf. Não irá aparecer o nome do arquivo na tela, você tem que acrescentar o nome completo do arquivo ao caminho que apareçe na caixa de texto "atalho", depois clicar em selecionar, voltando à outra tela clique em OK.

Clique no menu Ficheiro, Novo, Documento Mestre. Depois vá no menu Inserir, Campos, Outros... . Clique no índice Base de Dados e na tela "Selecionar base de dados" clique duas vezes no nome do arquivo e depois duas vezes na tabela em que contém os dados. Na tela "Tipo de campo" escolha "Campos de cartas em série". Clique no campo em que aparecerá no documento e depois em inserir, faça isso com todos os campos. Depois de inserir todos os campos clique em Sair. Voltando à tela do Documento Mestre, digite o texto e posicione os campos nos lugares certos. E por último, clique no menu Ficheiro, Carta em Série e clique em OK.



Veja a relação completa dos artigos de Kleber Sacilotto de Souza