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Como criar mala direta no OpenOffice

Colaboração: Tiago Eugenio de Melo

Data de Publicação: 20 de Outubro de 2005

O OpenOffice possui o recurso de criação de mala direta que pode ser empregado para gerar etiquetas, cartas ou outros documentos. A seguir, apresentarei um exemplo de uma correspondência que poderá ser enviada para várias pessoas diferentes.

  1. Criação da base de dados

    Primeiro, você precisa ter uma base com os nomes das pessoas. Uma alternativa seria usar uma planilha do próprio OpenOffice e salvar essa lista de nomes como um arquivo no formato DBF. Para tanto, clique em Arquivo e em Salvar Como , selecionando o formato DBF. Pronto, agora devemos fazer o OpenOffice ler essa base de dados criada.

  2. Configuração da base de dados

    Abra um novo documento de texto e clique no menu Ferramentas e em Fontes de Dados (ou use a tecla de atalho F4). Na caixa de diálogo que irá aparecer, clique na aba Nova fonte de dados . No lado direito da tela, digite o nome da fonte de dados, escolha o tipo de banco de dados (no caso, é o dBASE) e o local em que o arquivo DBF está gravado. Como é possível observar, o OpenOffice aceita diversas fontes de dados, como planilhas, catálogos de endereços ou mesmo uma conexão direta a um banco de dados.

    Na aba Tabelas , escolha o nome da tabela e clique na opção Aplicar . Pronto, agora a base de dados estará disponível para o OpenOffice gerar uma mala direta.

  3. Criação da correspondência para mala direta

    Crie um novo documento do OpenOffice e digite a carta normalmente. Nos locais da carta em que você deseja que apareça os nomes das pessoas, você deve clicar no menu Inserir --> Campos --> Outros (ou use a tecla de atalho CTRL + F2). Na caixa de diálogo que irá aparecer, selecione a aba Banco de Dados e escolha os campos que devem aparecer. Se você quiser, você pode colocar mais de um campo. Pronto, a carta está finalizada. Observe que no local em que você acrescentou o campo, não irá aparecer os nomes das pessoas, mas o nome do campo. Somente na impressão das cartas é que os nomes das pessoas aparecerão.

  4. Impressão da correspondência

    Para imprimir o documento, deve-se pressionar a tecla F4 para aparecer a tela de controle da base de dados. Basta pressionar o botão Mala Direta para imprimir em série. Na tela de impressão, deve-se escolher a impressora como opção de saída.

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