De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Como converter arquivos PostScript para o formato PDF

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 25 de Setembro de 1998

Existem alternativas de domínio público para converter arquivos PostScript para o formato PDF.

O formato PDF, de "Portable Document Format", é bastante conveniente. Nem todas impressoras suportam o formato postscript. Já o PDF, através do viewer distribuído gratuitamente pela Adobe (http://www.adobe.com), permite que você realize a impressão na impressora configurada em seu sistema, qualquer que seja ela.

Para realizar a conversão em sistemas Windows, instale o programa Ghostscript (ver http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/dicas-l/980430.html).

Para converter o arquivo postscript para o formato pdf, você precisa primeiramente editar o arquivo ps2pdf.bat. Verifique se o binário do ghostscript existe em seu sistema. Em meu sistema o programa ghostscript era invocado sob o nome "gs". Eu alterei este valor para "gswin32".

Eu fiz um teste com o arquivo tiger.ps, que normalmente vem junto com a distribuição do ghostscript e com um arquivo postscript texto. Para mim o resultado foi excelente.

No mesmo diretório onde se encontra o arquivo ps2pdf, leia também o arquivo ps2pdf.txt, onde são feitas algumas considerações sobre o uso do conversor.

Este programa também está disponível em sistemas Unix. No FreeBSD ele faz parte da distribuição de software. Basta selecioná-lo no menu de instalação de software juntamente com o ghostscript (que é quem faz todo o trabalho).



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida