De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Como apagar um disco rígido II

Colaboração: Rogerio Acquadro

Data de Publicação: 23 de julho de 2014

Li a dica de hoje, 22/07, sobre uma técnica para apagar de maneira segura o conteúdo de um disco rígido.

No artigo, o autor cita duas formas de apagar o conteúdo, ambas usando o utilitário dd. A primeira, escrevendo zero em todos os clusters do disco. A segunda, escrevendo com dados aleatórios.

Esses métodos vão realmente sobreescrever todo o conteúdo do disco rígido. A ideia é proteger o que ali estava contra eventuais resgates. Entretanto, esses dois métodos não são 100% seguros.

Existem formas de se resgatar a informação mesmo dessa forma.

Dentro desta ótica, o método mais seguro para apagar um disco rígido é usando o utilitário shred, disponível em (quase) todas as distribuições Linux.

O shred (picotar, em inglês) faz um trabalho parecido com o que o dd faz, mas vai além. Ele escreve dados aleatórios em um arquivo, partição ou disco inteiro e repete a operação por mais de uma vez (por padrão, três vezes).

shred /dev/sdz -n 5

O comando acima vai fazer com que o disco sdz seja sobreescrito com conteúdos aleatórios por 5 vezes. Quanto maior o número de interações, menores as chances de resgate dos dados previamente escritos.

P.S.: Crianças, não tentem isso com um SSD :)

Rogerio Acquadro trabalha com software livre desde 1996 e é sócio da (PC)² Consultoria (http://www.pc2.com.br)

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rogerio Acquadro