De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Colocando tarefas em spool

Colaboração: Mauro Souza

Data de Publicação: 06 de fevereiro de 2010

Algumas vezes estamos baixando vídeos do Youtube, patches, atualizações, etc, e não queremos ocupar toda a largura de banda baixando meia dúzia de arquivos ao mesmo tempo.

Eu costumava colocar todos os endereços dos vídeos que eu queria baixar em um arquivo e os baixava com wget, mas descobri que tinha que esperar o arquivo todo ser processado antes de colocar mais arquivos na lista.

Procurando alternativas, acabei me deparando com o Task Spooler. A instalação é muito simples (tar, configure, make, make install).

Usar o ts é muito simples. Para colocar algum comando na fila,

user@host:~$ ts wget http://www.google.com/

Cada comando fica enfileirado até o comando anterior terminar. Assim posso colocar quantos arquivos para download eu quiser, sem o risco de usar toda a largura de banda, nem de esquecer de baixar algum arquivo.

Eu uso o ts principalmente para download, mas pode ser usado para rodar quaisquer comandos em série.

Mauro Souza é administrador de sistemas, especialista em segurança de rede e trabalha ensinando pinguins cavalgarem dinossauros (Linux em mainframe).


Veja a relação completa dos artigos de Mauro Souza