De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Priscilla Pimenta
Data de Publicação: 06 de Julho de 2007
Mais um ano, mais um evento! Vamos nos reunir este ano no céu azul de nuvens doidas da capital do nosso país.
O Encontro Nacional Linuxchix Brasil será nos dias 7 e 8 de setembro, em Brasília/DF, nas dependências da Faculdade IESB. Estão sendo programadas as tradicionais palestras, mini cursos e várias outras novidades.
A chamada de Trabalhos está Aberta!! Para participar acesse http://www.linuxchix.org.br/?q=chamada. As submissões serão aceitas até dia 15 de julho.
Nos últimos quatro anos, centenas de pessoas em cada ano compareceram ao Encontro Nacional Linuxchix Brasil. O Encontro é formado por dois dias de palestras e seminários, apresentados por membros da comunidade de software livre do Brasil. As palestras apresentadas são inéditas e sobre temas técnicos, visando capacitação de profissionais em Open Source em geral. Também buscamos incentivar a participação de mulheres tanto como congressistas quanto como palestrantes e instrutoras, o que vem aumentando gradativamente. Com este incentivo, tentamos diminuir a evasão de mulheres na área e dos cursos superiores de computação. Após dois anos em São Paulo, no último ano tornou-se um evento itinerante e foi a Belo Horizonte, onde o evento motivou a realização de outros eventos menores e a participação de estudantes em projetos open source. Em 2006, o evento foi realizado em Florianópolis, onde alcançamos a fantástica marca de 37% de participação feminina.
O Linuxchix Brasil é uma das mais bem sucedidas regionais do projeto Linuxchix Internacional, tendo aumentando a participação de mulheres nos projetos e eventos open source de praticamente zero à cerca de 20%. Isto é bastante notado pelos estrangeiros da comunidade Open Source que visitam o país[1], e inclusive já nos rendeu convite de explicar este trabalho na Índia[2]. Com o sucesso dos eventos, adquirimos um servidor próprio onde mantemos o site do projeto [3], listas de discussão[4], um estudo colaborativo sobre Mulheres na História da Computação[5], o mapa mundial do projeto[6], alem de páginas pessoais para qualquer integrante[7], tudo isto mantido pelas integrantes.
[1] http://www.dwheeler.com/essays/fisl2005.html#women [2] http://foss.in/2005/schedules/talkdetails.php?talkcode=G1130024 [3] http://www.linuxchix.org.br/ [4] http://listas.linuxchix.org.br/ [5] http://wiki.linuxchix.org.br/ [6] http://www.linuxchix.org.br/worldmap/ [7] http://planeta.linuxchix.org.br
Por dois anos o evento foi localizado em São Paulo. Além do apelo técnico, que interessa a quem deseja se atualizar e discutir conhecimentos, o evento se caracteriza por promover a inclusão da mulher na área, incentivando a participação de palestrantes mulheres e convidando estudantes e profissionais para comparecerem ao evento. Embora a porcentagem feminina ainda seja pequena, temos sentido o aumento dela nos últimos 3 anos em todos os eventos a Linuxchix Brasil esteve presente. De algumas poucas passamos a ser algo entre 15 a 20% dos eventos, o que é muito gratificante e significativo. Percebemos que em São Paulo já trabalhamos e disseminamos nossas idéias e trabalho, continuamos incentivando porém aqui já plantamos nossa semente. Muitas meninas que começam agora na faculdade estão conscientes de que não são as únicas e se sentem mais motivadas. Muitas mulheres tem exposto mais seus trabalhos, contribuindo para a comunidade. E todas ganharam respeito e liberdade para compartilharem seus interesses em tecnologia, Linux e software livre. Existem muitas e muitas mulheres empenhadas na área de informática e muitas que gostariam de participar mais ativamente da comunidade.
Então decidimos transformar um evento em itinerante, e a primeira experiência em Belo Horizonte foi um sucesso, com a participação de mais pessoas nos projetos da região, incluindo mais mulheres interessadas na área. Os resultados obtidos em Florianópolis nos confirmaram a validade desta idéia.
Nosso público alvo são profissionais que já trabalham com open source, estudantes de computação e estudantes de ensino médio. São estes os futuros ou já atuantes profissionais que influenciam as decisões de compra e uso de tecnologias nas empresas, que escrevem projetos de atualização e analisam os fornecedores. Visamos propiciar treinamento e capacitação para estes profissionais, apronfundando-se em temas atuais e tendências no mundo open source. Também visamos incentivar e aumentar a participação feminina neste universo, propiciando um ambiente onde elas se sintam motivadas a participar.
A Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas, localizada no Rio de Janeiro, praia de Botafogo no. 190 em uma vaga para Analista de Sistemas I.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários