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Bom e velho estilo

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 27 de Maio de 2003

Gostaria de chamar a atenção para esta nota publicada em http://www.nominimo.com.br. Não inclui a URL porque ela é gigantesca e não daria certo mesmo. Quem quiser ver o artigo na integra por favor use o "Search", usando a palavra "Microsoft" do site que chega lá do mesmo jeito.

Gostaria de chamar a atenção sobre um artigo que escrevi no ano passado, chamado "Presente de Grego", que foi publicado na Revista do Linux (http://www.revistadolinux.com.br), e que está em http://www.dicas-l.com.br/artigos/linux/presente_de_grego.shtml.

O artigo fala, com um outro enfoque, do assunto tratado na nota publicada no site no.minimo.


15.Mai.2003

O New York Times publica hoje matéria do repórter Thomas Fuller, da International Herald Tribune, sobre a Microsoft. Fuller teve acesso a um email confidencial da empresa de Bill Gates em que dita para os gerentes a maneira como agir com clientes nos governos e grandes instituições. Principalmente para África, Oriente Médio e, naturalmente, nossa América Latina.

No email, os gerentes de venda são autorizados a recorrer a um fundo secreto da empresa para dar aos clientes grandes descontos e, até mesmo, oferecer os programas gratuitamente. Orlando Ayala, na época do email diretor de vendas internacionais da Microsoft, deixa claro o objetivo: "Em circunstância NENHUMA podemos perder [clientes] para o Linux."

A oferta de descontos não é particularmente ilegal. Em lugares como a Europa, no entanto, sua oferta pode ser considerada, sim, fora da lei, se servem de instrumento para a manutenção de monopólios.

No mercado de grandes servidores, segundo a Herald Tribune, o Windows ocupa 44% do espaço e o Linux, 26%. E crescendo.


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