De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Blog Corporativo

Colaboração: Fabio Henrique Cipriani

Data de Publicação: 01 de Janeiro de 2007

Uma das últimas sensações no âmbito da comunicação corporativa interna e externa é o uso dos blogs para estabelecer um canal de comunicação mais eficiente, bidirecional e instantâneo. Fora do Brasil diversas companhias já utilizam essa ferramenta e experimentam melhoras sensíveis na geração de oportunidades e nas vendas.

Mas como começar e como identificar o blog como um meio de se fazer marketing, otimizar processos e estabelecer um canal de comunicação aberto com o mercado e com colaboradores?**

A resposta é simples e direta: conhecendo a blogosfera.

Para conhecer os benefícios e entender como o blog pode ser usado nos seus negócios, enumeramos alguns passos importantes:

  • Explore casos nacionais e internacionais do uso de blogs em pequenas, médias ou grandes empresas, segundo a necessidade do seu negócio.
  • Explore blogs que discutem assuntos referentes à sua área de atuação ou indústria.
  • Explore blogs que discutem metodologias e dicas de gestão empresarial (Marketing, Logística, Gestão de projetos, Gestão do relacionamento com clientes, Gestão do conhecimento).
  • Crie uma lista de leituras obrigatórias com base nos blogs levantados acima, e uma esta lista com endereços de blogs que discutem o tema de blogs corporativos.

Com isso, rapidamente você passará a entender melhor como convencer sua empresa a implementar um blog, que assuntos poderia explorar, que linguagem deverá ser usada, e, principalmente, que tipo de blog se adequa melhor ao seu negócio e quais retornos ele pode trazer no curto, médio e longo prazo.

Para saber mais:

  • Livro Blog Corporativo - Livro Blog Corporativo. Um guia prático dos benefícios e armadilhas dos blogs usados em empresas. Apresentação de casos práticos e estudos de caso. Mais informações no website da Novatec Editora.

  • http://www.blogcorporativo.net - Blog oficial do livro Blog Corporativo. Apresenta exemplos nacionais de blogs de grandes, médias e pequenas empresas.

  • http://www.thenewpr.com - New PR Wiki. Possui uma imensa lista de empresas e presidentes de empresas que utilizam blogs internamente para seus colaboradores e parceiros, e externamente para os clientes e mercado. Apresentações e teses sobre o assunto.

  • http://www.businessblogconsulting.com - Blog mantido por profissionais respeitados no assunto. Dicas, links, exemplos, discussões e casos de sucesso do uso de blogs como ferramenta de comunicação.

  • http://www.springwise.com - Blog dedicado à exploração de novas idéias de negócios e tendências na maneira de comercializar e fazer o marketing de produtos e serviços.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Fabio Henrique Cipriani