De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Avaliação Conectiva Linux 7.0 - Correção

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 22 de Dezembro de 2001

Na mensagem de ontem eu disse que o LaTeX havia sumido do Conectiva Linux 7.0. Isto não é verdade, ele está lá sim. (ainda bem :-).

Desculpem-me pelo engano. Fico imensamente feliz em estar totalmente enganado sobre isto. Oba!!!! Eu realmente não saberia viver sem o LaTeX ...

Quanto ao postfix, eu recebi uma mensagem interessante do Martim Carbone, que transcrevo a seguir:


Com relação à dica postada hoje, não posso deixar de comentar que a troca do sendmail pelo postfix foi extremamente benéfica, tanto para administradores como para os próprios usuários. O postfix é um MTA com a mesma "cara" do Sendmail, isto é, os arquivos de configuração podem ser facilmente transportados de um ambiente Sendmail para um ambiente Postfix. As vantagens são:

  • O postfix foi feito "from scratch", tendo a segurança e o desempenho como os dois pré-requisitos principais. Todos nós sabemos que um dos grandes pecados do Sendmail é na segurança! Já no desempenho, o Postfix chega a superar o Sendmail.

  • O postfix é MUITO MAIS FÁCIL de configurar do que o críptico Sendmail, bastando apenas modificar 3 ou 4 parametros no arquivo de configuracao para deixa-lo funcionando. Refinar a configuração exige a modificação de mais alguns parâmetros, e consequentemente mais algum tempo; mas nada que se compare ao arcano sendmail.cf.

    Concluindo, recomendo fortemente que você invista parte do seu tempo no aprendizado deste MTA, pois é sem dúvida o substituto definitivo do Sendmail.


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida