De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Anti-spam

Colaboração: Rodrigo Stulzer Lopes

Data de Publicação: 09 de Agosto de 2001

http://spamfilter.nl.linux.org/

Para quem usa procmail ou majordomo este sistema contra spam é bem interessante. Ele utiliza uma base em cvs onde são incluídos os headers dos spams. A atualização é detectada através de um email que a própria lista envia a você. A partir daí, uma regra no procmail atualiza o cvs local e você já está "imunizado". Só hoje o sistema já bloqueou 3 spams que recebi, colocando-os em um folder com o sugestivo nome de "junk" :-)

Além disso, qualquer spam que o sistema não detectar deve ser enviado, com todos os headers para <aardvark (a) nl linux org>. Assim o novo spam é rapidamente cadastrado na base. Desta maneira podemos ter um filtro de spam poderoso e que cresce com a colaboração da própria comunidade.



Veja a relação completa dos artigos de Rodrigo Stulzer Lopes