De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Alternativas ao Sendmail

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de Janeiro de 1999

O programa sendmail é hoje o programa mais difundido na Internet para processamento de correio eletrônico. Estima-se que seja o responsável pelo encaminhamento de bilhões de mensagens diariamente e que rode em 70% dos servidores de mail da Internet.

É claro que não é o único. Existem alternativas tais como qmail (http://www.qmail.org), smail, e a mais recente delas, Postfix, desenvolvida por Wietse Winema, o mesmo desenvolvedor de pacotes de segurança amplamente utilizados como o TCPWrapper.

Este pacote, segundo o autor, é bem mais rápido e seguro que o Sendmail. Na documentação cita-se o fato de que um PC desktop consegue processar um milhão de mensagens em um dia. Além de ser extremamente simples de se configurar (o que certamente não ocorre com o Sendmail).

O software possui uma página em http://www.postfix.org, a partir de onde pode ser baixado.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida