De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Acentuacao em ambiente X (3)

Colaboração: Leonardo Chaves

Data de Publicação: 13 de Janeiro de 1999

Eu gostaria de falar sobre a solução de uma empresa tcheca para o problema de acentuação em qualquer Unix.

Depois de muito procurar pela rede uma solução para acentuação, eu achei que dead keys e compose keys não era o que eu queria. Muito menos ter que recompilar o X. Eu queria acentuar como no Ruindows. O pessoal dessa empresa, cuja URL é:

http://www.informatica.cz/

desenvolveu uma solução que, IMHO, é mais elegante e transparente para o usuário. Funciona assim: ao chamar um aplicativo debaixo do X, ao invés de chamá-lo pura e simplesmente, você chama o Xks (nome do programa deles) passando como parâmetro o cliente X que você quer (obviamente eu criei aliases para os usuários da minha rede). O Xks intermedia a conversa entre o cliente e o servidor X traduzindo os keysyms digitados para outros de acordo com um arquivo de configuração feito por você. Eu fiz para eles as regras para o português usando uma pseudo-linguagem que eles bolaram.

E funciona p/ qualquer Unix segundo eles. Eu particularmente não tive nenhum problema usando o programa no Linux. Nas primeiras semanas eu achei um pequeno bug, para o qual eles submeteram rapidamente um patch. Estou bastante satisfeito.



Veja a relação completa dos artigos de Leonardo Chaves