Visite também: Ipok ·  Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

você está aqui: Home  → Colunistas  →  Segredos do Google

 

Calculando áreas nos mapas do Google Earth com uma mãozinha do GIMP

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 20 de Novembro de 2007

É possível calcular áreas de figuras retiradas do Google Earth com uma ajudinha do GIMP. O método que eu desenvolvi não é 100% preciso, e depende um pouco de habilidade com o mouse, mas na falta de uma ferramenta profissional de geoprocessamento, dá para se divertir...

Você pode por exemplo, calcular a área de um fragmento florestal, de uma plantação ou de uma lagoa ou lago. Pode também calcular áreas de terrenos à venda, ou de terrenos próximos, somente com o GE e o GIMP. Desta forma você sabe se o terreno tem mesmo o que o corretor diz que tem :).

Claro que só vale a pena esse esforço se o objeto que você quer medir é irregular, poligonal ou arredondado. Para áreas retangulares você mede dentro do próprio GE, com a régua.

É assim:

Abra o GE e o GIMP.

No GE, dê um F11, para ver em modo de tela cheia, remova a barra lateral e posicione a figura de maneira a abranger a área de interesse a ser medida, mas não de forma que ela ocupe a tela inteira. Tente com níveis de aproximação de no máximo 5km de altitude, dependendo do objeto a ser medido. Quanto mais próximo, mais precisa a medida. O objeto tem que estar totalmente dentro da tela.

Dependendo da geometria do objeto que você quer calcular, pode ser necessário rodar a figura no GE (na navegação, canto direito superior), de forma a acomodá-lo melhor na tela e aumentar a aproximação.

Feito isso, vá no menu Ferramentas e peça a ferramenta de régua. Escolha a opção Linha, ajuste a unidade para metros. Agora trace uma linha horizontal do canto direito ao canto esquerdo da tela, procurando ficar o mais horizontal possível. O ponto vermelho que define as extremidades da linha deve ficar bem colado aos limites direito e esquerdo, para não sobrar tela. Anote a distância que deu. Repita a operação para a altura, com uma linha vertical.

No meu exemplo, estou medindo a área da Mata de Santa Genebra (www.santagenebra.org.br), uma área de preservação de mata atlântica em Campinas.

Resultados

Altura = 3,303.72 m
Largura = 5,480.74 m

Estas medidas não são da Mata, mas da figura inteira. Se você está seguindo o meu exemplo, não se preocupe se o seu deu diferente.

Ok, agora é hora de irmos para o GIMP. Esta mesma figura que você mediu no GE você vai capturar para o GIMP. É importante que ela não tenha mexido nem um milímetro, no GE. Se tiver mexido você tem que recomeçar.

Vá no GIMP, menu Arquivo > Capturar > Captura de Tela. Escolha Janela única. Remova tudo que estiver na frente da janela do GE (com o Alt+Tab, por exemplo), e clique para capturar.

Pronto, agora você tem a mesma figura dentro do GIMP!

Com a seleção retangular, remova a barra de menus do GE, deixando somente os pixels da área do mapa. Faça isso com a maior precisão possível. Se preferir você pode selecionar a barra, e inverter a seleção com Ctrl+i. Depois vá em Imagem e escolha 'Cortar para a seleção'.

A matemática da coisa é assim: multiplicando as medidas aí de cima você tem a área total da figura, em metros quadrados. Multiplicando as medidas em pixel que o GIMP mostra (na barra de títulos), você tem a área em pixels. Dividindo a primeira pela segunda, você sabe quantos metros quadrados cada pixel ocupa. Não é fácil??

Sabendo isso, você pode selecionar qualquer área dentro da figura, saber quantos pixels tem e multiplicar pela área de cada pixel. Vamos ver um exemplo:

Selecione o objeto de interesse. A escolha do objeto é importante: ele tem que ter contornos bem delimitados. Uma mata, lagoa, estádio ou campo de esportes são bons candidatos.

Com a seleção na tela, vá no menu Diálogos e peça o Histograma. Na opção 'Canal' você pode deixar qualquer valor, menos 'RGB'. Assim o histograma vai mostrar a contagem de pixels da sua seleção.

Multiplique pela área de cada pixel e você tem o resultado final.

Aqui no meu exemplo dá:

Largura: 3.082,33 m
Altura: 1.874,48 m
Área total medida no GE: 5.777.765,94 m2 (5.77 km2)

Área em pixels da captura no GIMP (descontada a barra de menus):
1680 x 1027 = 1,725,360.00

Cada pixel ocupa, então: 5.777.765,94 / 1,725,360.00 = 3,35 m2

A seleção que eu construí da Mata de Santa Genebra tem 703269 pixels.

A área total calculada da Mata, dá então 703269 x 3,35 = 2.355.951,15 (2.35 km2)

Segundo o site da Mata, a área é de 251,7 Ha. Em metros quadrados: 251,7 x 10,000 = 2.517.000 m2

Meu acerto foi de (2.355.951,15 / 2.517.000) x 100 = 94%

Observações

Para áreas menores o erro é menor, também.

Versão do GE: 4.2.0180. Versão do GIMP: 2.4.0-rc3

O método depende de uma seleção precisa da área a ser medida. Se depois de selecionar, você quiser editar a seleção, use os 'modos de seleção', logo abaixo da caixa de ferramentas, onde você pode escolher 'adicionar à seleção', 'subtrair da seleção' ou ainda fazer uma intersecção com a seleção atual.

O método não leva em consideração o relevo do terreno. Se houver uma cratera ou uma elevação, a área é diferente da calculada.

A figura a ser medida e capturada no GE não pode ter inclinação, ou seja, você deve estar vendo-a sem nenhuma perspectiva.

Como dito, a altitude deve ser baixa, para que cada pixel ocupe uma área pequena. Com o aumento da altitude, aumenta o erro da medida.

Tente calibrar o seu método, medindo objetos de área conhecida e vendo o quanto você acerta. Boas partidas são: a Lagoa do Taquaral, em Campinas, A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, o Parque do Ibirapuera ou o Jardim Botânico, em São Paulo.

A fazer

Arrumar boas medidas de áreas disponíveis na internet, :).

Descobrir se a régua do GE é confiável...

Arrumar um meio de melhorar a precisão. Alguém se habilita? Talvez substituir a etapa de medir com linhas, no GE. Usar as coordenadas?

Boa diversão!

Stumble Upon Digg This Del.icio.us Twitter Recomendar este artigo a um amigo Entre em contato Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
StumbleUpon Digg Del.icio.us Twitter Recomendar Contato PDF RSS Imprimir
  • Currently 3.01/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (376 votos)


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Segredos do Google NewsFeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Opinião dos Leitores

Domingos Matondo Mayindo
17 Nov 2009, 13:56
quero ver o mundo em movimento neste momento sera que é possivel.
sobrinho
17 Fev 2008, 18:33
Muito bom Bruno!
Vc ja viu alguma ferramenta que permite 360 graus em ambiente interno? Um GE para ambientes internos,tipo applets java, mas com uma regua tipo a que vc desenvolveu com o gimp?
C me permite: + um "A fazer" :).

abs

sobrinho
nero varallo
28 Dez 2007, 09:33
Ao calcular áreas no google earth,deparei com um problema.
Após capturar a figura no GIMP,quando vou para "Imagem" e procuro a opção "cortar para seleção",ela está inacessível (esmaecida)
Como proceder?
Bruno Buys
20 Nov 2007, 14:33
Legal, Walther! Se puder passar algumas medidas de áreas, também... :)
Walther Grube
20 Nov 2007, 13:30
A régua do GE é confiável, o que não é muito confiável é a interpretação de imagens do operador, lógico, mas um pouco de erro não é problema. Quanto ao método descrito, é um "workaround" muito interessante e merece os parabéns pela criatividade. Só é possível realizar com precisão uma medição assim com software de GIS profissional mesmo...
Vou utilizar a técnica e avaliar sua precisão pois tenho referências boas de dimensões de áreas conhecidas, depois eu conto o resultado.
Bruno Buys
20 Nov 2007, 12:28
Eu tentei fazer com campos de futebol de estádios, mas as linhas do gramado não aparecem bem, no GE. Acho que são muito finas...
Bruno Rocha Coutinho
20 Nov 2007, 11:54
Para saber se a régua do google earth é confiável, você pode medir o comprimento das pistas de aeroportos. Essas medidas podem ser facilmente encontradas com uma pesquisa no google.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script

Artigos Publicados

SEM e SEO - Dominando o Marketing de Busca

Marketing de Otimização de Buscas, por Martha Carrer Cruz Gabriel



 

Análise de tráfego em redes TCP/IP