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Informações, alternativas e decisões

Por Jefferson Wanderley dos Santos

Data de Publicação: 08 de Agosto de 2016

Ofereço as reflexões que seguem para aqueles que estão em busca de recolocação profissional ou mesmo os que buscam uma melhor posição na mesma empresa.

Para começar, o que lhes digo é fruto de mais de quarenta anos de experiência organizacional, onde o sucesso e, também insucessos, de meus desempenhos dependiam, substancialmente, do desempenho de outras pessoas em outros setores da mesma organização ou de organizações externas. Assim, o que a experiência me ensinou é que as pessoas de sucesso buscam, incessantemente, informações sobre o ambiente imediato onde estão trabalhando para poder tomar decisões OPORTUNAS e ADEQUADAS. Isso mesmo: INFORMAÇÃO para tomar DECISÕES. Em qualquer nível de atividade organizacional. Do arrumador de legumes, vegetais e perecíveis em um armazém e supermercado, até um Gerente de linha fixa de produção.

Vamos fazer uma analogia com algo que lhe seja familiar. Por exemplo, a contratação de uma empregada doméstica. Imagine que você precise trabalhar todo o dia e ao chegar em casa já não a encontre mas possa desfrutar do trabalho competente dela: jantar delicioso esperando para ser aquecido, roupas de trabalho para o dia seguinte lavadas e passadas e a casa limpa e arrumada. Nada, absolutamente NADA para você ter que fazer que ela não tenha feito, que venha lhe furtar os momentos de descanso, sobretudo se você enfrentou um trânsito caótico para chegar em seu "reino". Saliento, por oportuno que ainda não encontrei organização mais complexa do que um LAR, considerando a miríade de decisões estratégicas que uma dona de casa ou empregada doméstica tem que tomar ao longo de um simples dia.

Então, vamos iniciar uma comparação com o que seu líder e sua empresa esperam de você.

Imagine se a funcionária de sua empresa, chamada "LAR" se restringisse a APENAS, trabalhar por excitação de fatos externos, ou seja, aguardasse vir uma ORDEM para ela iniciar alguma atividade. Isso não é incomum, pois muitos funcionários em organização AGUARDAM ordem para fazer algo por não ter - e muitas das vezes não querer ter - a proatividade de iniciar suas atribuições sem ser mandado. Imagine, então, você tendo que usar seus intervalos de trabalho para, ao invés de desfrutar um cafezinho e companhia de amigos, tivesse que ficar ligando para casa para dar ordens e orientações para sua funcionária. Com certeza você se estressaria e desejaria ter uma funcionária "despachada" ou, "autogerenciável". Pois é, essa TAMBÉM é a expectativa dos líderes que lhe deram uma chance de emprego e mostrar suas competências.

Se seu LAR fosse em um prédio, ela fosse informada que haveria suspensão do fornecimento de energia elétrica por três horas, no período da tarde, para serviços de manutenção de rede elétrica? Se ela, como faz expressiva quantidade de outras E TAMBÉM de funcionários organizacionais, lhe interrompesse em uma importante reunião de vendas ou de acompanhamento de projetos, para lhe perguntar o que fazer ou que atitude tomar, ou qual atividade priorizar? Certamente você não iria querer NEM TOMAR conhecimento do que ocorreu e sim chegar em casa e encontrar tudo feito, na esperança de que, fazendo jus ao salário que você lhe paga, ela tivesse autogerenciado suas prioridades em decisões oportunas e acertadas. Se você chegasse em casa com um bilhetinho na mesa dizendo não haver comida porque ela decidiu lavar e passar toda a roupa antes da suspensão do fornecimento de energia ou se sua roupa e os uniformes escolares de seus filhos para o dia seguinte não estivessem lavados tampouco passados, obrigando você a fazê-los ao longo da noite, esgotados por um dia extenuante de trabalho encimado por um trânsito caótico no retorno para seu LAR.

Essas reflexões iniciais trazem a importância de se executar suas atividades com informações oportunas e atualizadas sobre vários elementos e fatores externos ao seu trabalho dos quais você depende para ter sucesso no que faz.

Assim, informação e decisão são primordiais em suas atividades.

Pense nisso. Voltaremos em outro momento prosseguindo com mais reflexões.

Boa sorte.

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Comentários (1)

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Simples e perfeito. Muito obrigado por compartilhar o conhecimento!

Sobre o autor

Jefferson Wanderley dos Santos atualmente é Professor, Consultor, Palestrante e Facilitador. Foi piloto militar e civil em mais de 15 aeronaves (aviões e helicópteros) de diferentes tipos e piloto offshore (SK-76C) na Líder Aviação. Possui, no total, mais de 5.000 horas de vôo. Possui ampla experiência em Planejamento Institucional com base em Avaliação de Cenários (organizacional e institucional: Brasil e América do Sul) atuando em treinamentos como orientador de diplomatas civis e militares no módulo Peace Operations Executive Seminar do Pearson Peacekeeping Centre no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA e no módulo Large Scale Emergencies and Desasters Seminar também no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA. Possui ampla experiência em Consultoria para organizações do Comando da Aeronáutica na área de Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Proferiu palestras sobre Gestão de Recursos Humanos na Aeronáutica para militares dos países das três Américas e Caribe no 27º Comitê de Gestão de Recursos Humanos e Ensino em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

Proferiu palestras sobre o Brasil e seus cenários social, político e econômicos para diplomatas civis e militares do Interamerican Defense College e National Defense University, ambos na cidade de Washington - DC - USA no ano de 2007; foi coordenador acadêmico no Interamerican Defense College, Washington- USA, 2007 a 2008; foi professor-chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais na Universidade da Força Aérea RJ no ano de 2009; possui ampla experiência em Assessoramento e Avaliação de Processo Decisório para funções de assessoria, chefia e direção de organizações do Comando da Aeronáutica.

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