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Checklist

Por Jefferson Wanderley dos Santos

Data de Publicação: 16 de Janeiro de 2015

Em uma tradução livre, adequada para este contexto, seria uma "lista de verificações".

Um checklist retrata um sequenciamento lógico quando ações adequadas, praticadas em momentos oportunos e em uma sequência cronológica são realizados, de forma concatenada em uma "hierarquia" de fluidez e de funcionalidade.

É, também, uma lista em hierarquia de importância de atos a serem realizados, um APÓS outro, JAMAIS simultâneos. Em uma cabine de voo, sobretudo sob severas condições meteorológicas e de baixa visibilidade adiante, ainda que em período diurno, o "checklist" permite que o outro piloto confira (check!) ou realize os itens ao serem enunciados. Ao fim de cada etapa anunciam o "compliance" após concordarem e aceitarem a sequência como correta e adequada.

Em minha experiência como piloto voei mais de quinze aeronaves de categorias diferentes, entre aviões e helicópteros, mono e bi-motores e a doutrina intelectual de seguir, criteriosamente, os "checklists" sempre deu-me a garantia de um voo seguro e consolidou aos demais a imagem de um profissional sério, dedicado, previsível e seguro. Enfim, um portfólio confiável e consistente.

Já em minha vida funcional e organizacional, chefiei mais de vinte setores e organizações distintas em natureza, porte e localidade. Os "checklists" sempre me deram tranquilidade e confiança para enfrentar todo e qualquer desafio, mesmo os intempestivos e inusitados.

Nas organizações, e também na atividade aérea, os "checklists" são estruturados na forma de diretrizes, manuais, normas e atualizados por circulares. A vantagem dos "checklists" é que não são engessados. Muito pelo contrário, são constantemente atualizados por intermédio de "lessons learned" ou lições aprendidas onde mudanças de contextos socioeconômicos são considerados. Novos conceitos e passos a serem seguidos são incorporados ou substituem os já sem pertinência ou validade.

Quanto às diretrizes, tais coletâneas enxergam e interpretam o cenário e orientam a interação mais adequada e oportuna, de toda organização, com o cenário do macroambiente e mercado onde a empresa está inserida.

Devem ser encaradas como uma lista de experiências anteriores de sucesso e insucesso refletidos e depurados, sempre em busca da eficiência, colocados no papel e assinados.

No âmbito interno organizacional servem como "bíblias" ou "teclas SAP" através das quais todo elenco de normas e circulares servem para traduzir as melhores práticas, as "best practices".

Dessa forma agregam valor e conhecimento ao incorporar experiências exitosas vivenciadas por outros anteriormente. Elas estabelecem o "modus operandi" através do qual o mercado vê, entende e aceita sua organização e a credibilidade do elenco de integrantes da empesa por intermédio da qualidade do bem ou serviço por ela produzidos.

Representam, também, uma sequência coerente e eficiente de atos que são entendidos e aceitos após certificados pela experiência funcional e vivencial de cada indivíduo ou setores envolvidos, diretamente, no processo.

Da mesma forma, garantem segurança até mesmo aos colaboradores recentes ou novos na empresa mesmo que estejam no dia anterior a uma grande e importante auditoria. Tive, como fato, recente experiência na empresa onde trabalhava cujos diversos setores enfrentaram vários problemas com auditorias externas por não serem seguidos passos elementares de suas próprias diretrizes e normas. Como resultado recebiam notificações com "não-conformidade" (com os próprios procedimentos estabelecidos em suas diretrizes organizacionais), fato que um "checklist" bem praticado certamente não dá espaço para tal acontecer.

Enfim, o que posso lhes dizer, por experiência de mais de trinta e cinco anos como PILOTO E GERENTE, é que "Sigam os checklists", pois são os "caminhos das pedras" para a eficiência, segurança, consistência, confiança e sucesso.

Bons Vôos, sucesso em seus projetos.

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Comentários (1)

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Simples e perfeito. Muito obrigado por compartilhar o conhecimento!

Sobre o autor

Jefferson Wanderley dos Santos atualmente é Professor, Consultor, Palestrante e Facilitador. Foi piloto militar e civil em mais de 15 aeronaves (aviões e helicópteros) de diferentes tipos e piloto offshore (SK-76C) na Líder Aviação. Possui, no total, mais de 5.000 horas de vôo. Possui ampla experiência em Planejamento Institucional com base em Avaliação de Cenários (organizacional e institucional: Brasil e América do Sul) atuando em treinamentos como orientador de diplomatas civis e militares no módulo Peace Operations Executive Seminar do Pearson Peacekeeping Centre no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA e no módulo Large Scale Emergencies and Desasters Seminar também no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA. Possui ampla experiência em Consultoria para organizações do Comando da Aeronáutica na área de Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Proferiu palestras sobre Gestão de Recursos Humanos na Aeronáutica para militares dos países das três Américas e Caribe no 27º Comitê de Gestão de Recursos Humanos e Ensino em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

Proferiu palestras sobre o Brasil e seus cenários social, político e econômicos para diplomatas civis e militares do Interamerican Defense College e National Defense University, ambos na cidade de Washington - DC - USA no ano de 2007; foi coordenador acadêmico no Interamerican Defense College, Washington- USA, 2007 a 2008; foi professor-chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais na Universidade da Força Aérea RJ no ano de 2009; possui ampla experiência em Assessoramento e Avaliação de Processo Decisório para funções de assessoria, chefia e direção de organizações do Comando da Aeronáutica.

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