você está aqui: Home  → Colunistas  →  Legaltech

Dinheiro para projetos de TI sem ter que devolver!

Por José Antonio Milagre

Data de Publicação: 28 de Fevereiro de 2009

Exatamente, não se trata de empréstimo mas de uma modalidade denominada "subvenção econômica", patrocinada pela FINEP, a Financiadora Brasileira de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Neste ano, serão disponibilizados ao todo 450 milhões de reais para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos em áreas estratégicas, dentre as quais se encontra a Tecnologia da Informação. Os projetos serão recebidos até as 18:00 hs do dia 27/03/2009.

Ao contrário do que muitos pensam, não é difícil obter uma financiamento na área de TI. Mais do que a inovação do produto do projeto, é preciso saber escrever o dito projeto detalhadamente, um trabalho técnico e legal destinado ao atendimento dos requisitos governamentais e normativos. As empresas da ti não conseguem aprovação porque normalmente são dotadas da "incrível vontade de sair fazendo", o que a prejudica em certames desta natureza, e mais um ano passa sem apoio econômico.

Assim, não basta "fazer de qualquer jeito" é preciso detalhar o enquadramento técnico e outros quesitos que crescem nos editais como: a) grau de inovação da proposta, b) impactos ambientais, c) impacto no mercado, d) importância social, e) capacidade técnica dos stakeholders, e principalmente f) viabilidade técnica e financeira do projeto.

O valor mínimo a pleitear é R$ 500.000,00 e o projeto deve estar concluído em 36 meses. E engana-se quem pensa que subvenção econômica é "coisa para peixe grande". Na verdade, segundo o edital, 40% dos recursos são para empresas de pequeno porte!

O Dinheiro está lá, esperando, agora é preciso apresentar projetos viáveis, ou seja, "Vender o Power Point". É hora de aproveitar, ou caso contrário, não reclame em um futuro próximo que no Brasil não existem incentivos para a tecnologia, ou que se Bill Gates estivesse aqui, não teria conseguido sequer fundar a Microsoft.

Vá, tire da gaveta o seu "Google" e seja feliz.

Mais informações em: http://www.finep.gov.br//imprensa/noticia.asp?cod_noticia=1759

Sobre o autor

José Antônio Milagre José Antonio Milagre possui MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Anhanguera. É Analista de Segurança e Programador PHP e C, Perito Computacional em São Paulo e Ribeirão Preto, Advogado Especializado em Direito da Tecnologia da Informação pelo IPEC-SP, graduado pela ITE-Bauru, Pós-Graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Fênix-SP, com defesa de tese e área de concentração Crimes Eletrônicos, Valor Probatório e o Papel da Computer Forensics, Extensão em Processo Eletrônico pela Universidade Católica de Petrópolis-RJ, Treinamento Oficial Microsoft MCP, Certificação Mobile-Forensics UCLAN-USA/2005, Professor Universitário nos cursos de TI e Direito da Anhanguera Educacional e de Direito e Perícia Eletrônica na Legal Tech em Ribeirão Preto-SP , Professor da Pós-Graduação em Direito Eletrônico pela UNIGRAN, Dourados/MS (Perícia Computacional), Professor da Pós-Graduação em Segurança da Informação do Senac-Sorocaba, Professor da Pós-Graduação em Computação Forense da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Forense Computacional e Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual e Segurança da Informação da OAB/SP 21 a . Subsecção, membro do Comitê de Comércio Eletrônico da FECOMERCIO-SP, membro do GU LegislaNet e TI Verde da SUCESU-SP e palestrante convidado SUCESU-ES. Professor Convidado LegalTech, UENP-Jacarezinho, UNESP, FACOL, ITE, FGP, nas áreas de Segurança da Informação, Direito Digital e Repressão à crimes eletrônicos. Co-Autor do Livro "Internet: O Encontro de dois mundos, pela Editora Brasport, ISBN 9788574523705, 2008.


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

LegalTech NewsFeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod