você está aqui: Home  → Colunistas  →  Bancos de Dados Livres

Entendendo os conceitos sobre mapeamento objeto/relacional

Colaboração: Dr. Spock

Data de Publicação: 15 de Março de 2010

Como existem diferenças conceituais entre o modelo relacional usados pelos bancos de dados e a orientação a objetos, acabou surgindo a técnica de mapeamento objeto-relacional (ORM). Esta técnica sugere como devemos persistir o estado de um objeto (atributos, relacionamentos e herança) em tabelas de banco de dados relacional (como Oracle, SQL Server, DB2, MySQL, etc). Diversas plataformas e linguagens promovem esta técnica através de frameworks. Na plataforma Java existe o consagrado framework Hibernate e agora um padrão chamado JPA. Já na plataforma .NET também podemos encontrar o NHibernate (um porte do Hibernate para .NET), o Microsoft s ObjectSpaces e LINQ, dentre outros.

Compreender os conceitos da técnica ORM é o primeiro passo para usar efetivamente os frameworks disponíveis na plataforma. Os dois primeiros artigos citados nas referências, escrito pelo agilista Scott W. Ambler, descrevem minuciodamente esta técnica, além de discutir o gap conceitual entre o modelo relacional e a orientação a objetos.

Muitos criticam o uso de um framework como o Hibernate ao intermediar a persistência dos objetos alegando perda de performance, uma camada desnecessária a mais na aplicação, a falta de controle nos SQLs gerados e a preferencia por executar as velhas e tradicionais instruções SQL diretamente. Contudo, muitas destas críticas resultam de uso inadequado dos framework pela simples falta de conhecimento dos conceitos fundamentais sobre ORM e sobre como o framework funciona.

Mas muitas informações estão disponíveis na rede, empresas realizam consultoria neste assunto, além de tutoriais e cursos gratuitos (veja um exemplo em: Introducao ao Hibernate).

Referências

  1. Mapping Objects to Relational Databases: O/R Mapping In Detail - By Scott Ambler
  2. The Object-Relational Impedance Mismatch - By Scott Ambler
  3. Mini-curso gratuito sobre ORM e Hibernate
  4. Hibernate ORM Framework for Java
  5. NHibernate - Hibernate ORM Framework for .NET
  6. Object-Relational Persistence for .NET - By Scott Bellware
  7. Introducing LINQ to Relational Data
  8. A First Look at ObjectSpaces in Visual Studio 2005
Sobre o autor: Dr. Spock, as vezes também conhecido como Alberto Lemos, trabalha há mais de 10 anos no desenvolvimento de soluções para internet e Java. Formado em Física pela UFV em Viçosa, Já participou do desenvolvimento de dezenas de sistemas corporativos, realizando atividades desde o levantamento de requisitos, modelagem UML, definição de arquitetura, implementação, testes e otimização de aplicações. Com experiência em consultoria e ensino de informática, especializa-se em técnicas da orientação a objetos com foco na arquitetura de sistemas. Acumula mais de 1200 horas ministrando treinamento nas carreiras Globalcode, além de palestras e tutorais nos principais eventos nacionais e internacionais.

Sobre o autor

Luiz Paulo de Oliveira Santos teve seu primeiro contato com computadores em 1984, estudou BASIC para equipamentos de 8 bits (ZX-81 e Apple 2), em 1985 com o ambiente de 16 bits, e em 1988 com o ambiente de 32 bits. Em 1993 foi um dos primeiros Brasileiros a ter contato com o VBK que em 1995 se tornou o Delphi. Graduou em Tecnologia Em Processamento de Dados, cursou especialização em Análise de Sistemas e atualmente é graduando em Ciências Jurídicas. Atua como analista de suporte de redes da Universidade Metodista de Piracicaba, é editor da revista DB Freemagazine (uma revista gratuíta focada exclusivamente para bancos de dados Cliente/Servidor) e professor nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira no curso de Tecnologia em Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas: Sistemas de Computação, Redes e Teleprocessamento de Dados, Bancos de Dados cliente-servidor e SQL. É autor do livro Firebird - Dicas de Segurança, publicado pela Editora Ciência Moderna.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna