você está aqui: Home  → Colunistas  →  Bancos de Dados Livres

Como que eu configuro o MySQL para que os meus usuários tenham acesso?

Colaboração: Ronie Ramos de Oliveira

Data de Publicação: 26 de Novembro de 2009

PERGUNTA: Como que eu configuro o MySQL para que os meus usuários tenham acesso??

Para que qualquer usuário tenha acesso às bases de dados do mysql, é necessário que ele tenha uma entrada na tabela USER do mysql.

Os privilégios existentes nesta tabela são globais. Qualquer dos atributos definidos como Y, o usuário estará habilitado para ver tudo em todos os bancos de dados. O usuário root encontra-se nesta condição e é o unico que pode ter tais acessos em virtude dos privilégios globais.

Para dividir os acessos, utilize a tabela DB ou para descer ainda mais a segurança utilize a tabela Tables_Priv. Repare que na tabela DB cadastra-se os acessos de select, insert, update, delete, create_priv, drop_priv, etc. Avaliando por aí, veja que os usuario cadastrados estão limitados por bancos de dados.

Na tabela tables_Priv os privilégios descem mais e se tornam ainda mais seguros.

De qualquer maneira pelo menos uma entrada na tabela user você tem que criar para o seu usuário, definindo os valores para host, user, password...

Para saber mais consulte http://www.mysql.com/Documentation

Este artigo foi extraído e adaptado do sistema Rau-Tu de Perguntas e Respostas sobre Bancos de Dados Livres, mantido pelo Centro de Computação da Unicamp.

Sobre o autor

Luiz Paulo de Oliveira Santos teve seu primeiro contato com computadores em 1984, estudou BASIC para equipamentos de 8 bits (ZX-81 e Apple 2), em 1985 com o ambiente de 16 bits, e em 1988 com o ambiente de 32 bits. Em 1993 foi um dos primeiros Brasileiros a ter contato com o VBK que em 1995 se tornou o Delphi. Graduou em Tecnologia Em Processamento de Dados, cursou especialização em Análise de Sistemas e atualmente é graduando em Ciências Jurídicas. Atua como analista de suporte de redes da Universidade Metodista de Piracicaba, é editor da revista DB Freemagazine (uma revista gratuíta focada exclusivamente para bancos de dados Cliente/Servidor) e professor nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira no curso de Tecnologia em Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas: Sistemas de Computação, Redes e Teleprocessamento de Dados, Bancos de Dados cliente-servidor e SQL. É autor do livro Firebird - Dicas de Segurança, publicado pela Editora Ciência Moderna.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna