você está aqui: Home  → Colunistas  →  Bancos de Dados Livres

Mysql replicator

Colaboração: Ronie Ramos de Oliveira

Data de Publicação: 24 de Novembro de 2009

PERGUNTA: Gostaria de saber se existe alguma ferramenta não-proprietária onde seja possível sincronizar as tabelas do Mysql, dentro de um ambiente distribuido.

RESPOSTA (por Ronie Ramos de Oliveira) Sabemos que o mysql disponibiliza a "replicação". Configurando de maneira correta o master e o slave, trabalha muito bem. Mas, para a questão que você colocou, a ferramenta atende todos os requisitos que você precisa no ambiente atualmente constituido, deveria conter todos os coneitos e situações que as plataformas desse ambiente apresentam. Particularmente penso que a melhor maneira de se resolver a questão podria ser:

  1. configurar o servidor mysql para replicação (sendo o master)
  2. instalar o mysql em outra maquina do ambiente (para ser o slave)
  3. Supondo que você possua informacoes no Access e deseja sincronizá-las com tabelas no mysql, gere as tabelas desejadas para um arquivo .txt com delimitador para separar os campos
  4. transferir este arquivo para o mysql no servidor (master)
  5. fazer a carga no servidor

Assim você teria as informacoes atualizadas no ambiente do Access uma vez que o slave estaria replicando... ??? É bem trabalhoso e o custo talvez não compense ...

Uma segunda maneira que penso que poderia funcionar, seria utilizar o MyODBC e avaliar se é possível o sincronismo que você deseja.

Encontrei na net o iODBC:

ibiodbc The iODBC Driver Manager Library
The iODBC Driver Manager is a free implementation of the SAG CLI and ODBC compliant driver manager which allows developers to write ODBC compliant applications that can connect to various databases using appropriate backend drivers.

Este artigo foi extraído do sistema Rau-Tu de Perguntas e Respostas sobre Bancos de Dados Livres, mantido pelo Centro de Computação da Unicamp.

Sobre o autor

Luiz Paulo de Oliveira Santos teve seu primeiro contato com computadores em 1984, estudou BASIC para equipamentos de 8 bits (ZX-81 e Apple 2), em 1985 com o ambiente de 16 bits, e em 1988 com o ambiente de 32 bits. Em 1993 foi um dos primeiros Brasileiros a ter contato com o VBK que em 1995 se tornou o Delphi. Graduou em Tecnologia Em Processamento de Dados, cursou especialização em Análise de Sistemas e atualmente é graduando em Ciências Jurídicas. Atua como analista de suporte de redes da Universidade Metodista de Piracicaba, é editor da revista DB Freemagazine (uma revista gratuíta focada exclusivamente para bancos de dados Cliente/Servidor) e professor nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira no curso de Tecnologia em Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas: Sistemas de Computação, Redes e Teleprocessamento de Dados, Bancos de Dados cliente-servidor e SQL. É autor do livro Firebird - Dicas de Segurança, publicado pela Editora Ciência Moderna.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna