Mysql replicator
Colaboração: Ronie Ramos de Oliveira
Data de Publicação: 24 de Novembro de 2009
PERGUNTA: Gostaria de saber se existe alguma ferramenta não-proprietária onde seja possível sincronizar as tabelas do Mysql, dentro de um ambiente distribuido.
RESPOSTA (por Ronie Ramos de Oliveira) Sabemos que o mysql disponibiliza a "replicação". Configurando de maneira correta o master e o slave, trabalha muito bem. Mas, para a questão que você colocou, a ferramenta atende todos os requisitos que você precisa no ambiente atualmente constituido, deveria conter todos os coneitos e situações que as plataformas desse ambiente apresentam. Particularmente penso que a melhor maneira de se resolver a questão podria ser:
- configurar o servidor mysql para replicação (sendo o master)
- instalar o mysql em outra maquina do ambiente (para ser o slave)
- Supondo que você possua informacoes no Access e deseja sincronizá-las com tabelas no mysql, gere as tabelas desejadas para um arquivo .txt com delimitador para separar os campos
- transferir este arquivo para o mysql no servidor (master)
- fazer a carga no servidor
Assim você teria as informacoes atualizadas no ambiente do Access uma vez que o slave estaria replicando... ??? É bem trabalhoso e o custo talvez não compense ...
Uma segunda maneira que penso que poderia funcionar, seria utilizar o MyODBC e avaliar se é possível o sincronismo que você deseja.
Encontrei na net o iODBC:
ibiodbc The iODBC Driver Manager Library
The iODBC Driver Manager is a free implementation of the SAG CLI and ODBC compliant driver manager which allows developers to write ODBC compliant applications that can connect to various databases using appropriate backend drivers.
Este artigo foi extraído do sistema Rau-Tu de Perguntas e Respostas sobre Bancos de Dados Livres, mantido pelo Centro de Computação da Unicamp.
Veja a relação completa dos artigos da Bancos de Dados Livres
Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS
Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.


