você está aqui: Home  → Colunistas  →  Bancos de Dados Livres

Performance e Timeout

Colaboração: Gabriel Ricardo Hahmann

Data de Publicação: 29 de Setembro de 2009

Pergunta: Estou fazendo um sistema usando Linux/Apache/PHP/Postgresql com acesso a outro M$SQL. Tenho um processo em PHP que é demorado. Já ajustei o set_time_limit porque dava timeout. Gostaria de saber quais parâmetros de performance devo ajustar no Postgresql, visto que está bastante lento e também se existe alguma interação em background com o PHP. (Fernando Luiz).

Resposta

Fernando,

O postgresql possui alguns comandos para análise de performance. Com estes comandos é possível verificar se a lentidão é proveniente do Postgresql ou do php/Apache.

Alguns destes comandos são:

EXPLAIN: Este comando, em conjunto com SELECT/INSERT/UPDATE/ etc, exibe o plano para a execução do comando informado. Por exemplo, ao invés de você digitar:

  SELECT * from nome_tabela;

Digite:

  EXPLAIN SELECT * from nome_tabela;

O comando SQL não será executado, ou seja, não será informada a saída do comando sql e sim qual o plano para a execução deste comando, junções, filtros, etc.

ANALYZE: este comando analiza uma determinada tabela ou todas as tabelas. Os resultados são armazenados na visão (view) pg_statistic.

EXPLAIN ANALYZE: analiza uma determinada instrução, exibindo o plano de execução juntamente com o tempo necessário para executar a instrução.

Estes e outros comandos estão disponíveis na documentação do postgresql seção SQL Language, tópico Performance.

O link para o tópico de performance é http://www.postgresql.org/docs/7.4/interactive/performance-tips.html

Gabriel Ricardo Hahmann

Este artigo foi extraído do sistema Rau-Tu de Perguntas e Respostas sobre Bancos de Dados Livres, mantido pelo Centro de Computação da Unicamp.

Sobre o autor

Luiz Paulo de Oliveira Santos teve seu primeiro contato com computadores em 1984, estudou BASIC para equipamentos de 8 bits (ZX-81 e Apple 2), em 1985 com o ambiente de 16 bits, e em 1988 com o ambiente de 32 bits. Em 1993 foi um dos primeiros Brasileiros a ter contato com o VBK que em 1995 se tornou o Delphi. Graduou em Tecnologia Em Processamento de Dados, cursou especialização em Análise de Sistemas e atualmente é graduando em Ciências Jurídicas. Atua como analista de suporte de redes da Universidade Metodista de Piracicaba, é editor da revista DB Freemagazine (uma revista gratuíta focada exclusivamente para bancos de dados Cliente/Servidor) e professor nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira no curso de Tecnologia em Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas: Sistemas de Computação, Redes e Teleprocessamento de Dados, Bancos de Dados cliente-servidor e SQL. É autor do livro Firebird - Dicas de Segurança, publicado pela Editora Ciência Moderna.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna