você está aqui: Home  → Colunistas  →  Bancos de Dados Livres

MySQL é da SUN!

Por Luiz Paulo de Oliveira Santos

Data de Publicação: 28 de Maio de 2008

Após um longo inverno estou retornando, e falando sobre um assunto já conhecido de todos, mas creio que seja do interesse de qualquer desenvolvedor Web que utiliza o banco de dados MySQL.

Já é público que a SUN Microsystems adquiriu o MySQL, mas oficialmente aconteceu em 18 de janeiro de 2008. E Jim Starkey (criador do Interbase) está desenvolvendo o Falcon, que será o MySQL 6.0. Um projeto audacioso que dará ao golfinho um engine transacional embutido no banco altamente confiável e seguro.

Porém com a troca dos detentores do banco algumas dúvidas surgem sobre license. O que acontecerá com o MySQL?

Alguns alunos me fizeram perguntas sobre como ficaria o uso do MySQL, mas embora a resposta parecesse óbvia eu as repassei para Ann Harisson, esposa de Jim Starkey e criadora do Firebird, e que agora está também envolvida no projeto do MySQL 6.

A seguir as questões:

  1. Os novos proprietários do MySQL pretendem alterar o license?

    Ann: Não, Eu tenho certeza que a SUN Microsystems não tem planos para mudar o esquema de license. Eles estão se aprofundando mais e mais em Open Source. Diversos softwares deles são Open Source.

  2. Usuários das versões antigas do MySQL (3.x, 4.x e 5.x) precisarão pagar para continuar a usar o MySQL?

    Ann: Não, Absolutamente não. Não há como tomar o software já disponibilizado através de GPL.

  3. O Falcon (agora pertencente a SUN) será mais forte que o Falcon projetado anteriormente? O Falcon da SUN receberá novos Add-Ons?

    Ann: Eu não sei, mas o pessoal da SUN está interessada em Jim Starkey e desejando que Jim trabalhe para eles. Eles vêem que o Falcon é importante e valioso.

  4. Qual é a real idéia da SUN com relação ao MySQL?

    Ann: Eu não sei - durante o período entre o anuncio do negócio e o dia que ele realmente se completa, nós temos negociado normalmente com a MySQL, isso significa que não temos contato com a SUN, Suponho que a SUN deseja vender hardware e serviços para os usuários do MySQL (não clientes necessariamente) na web 2.0.

  5. Há projeto de novos releases?

    Ann: Aparentemente não.

Logo, podemos esperar um novo banco de dados apenas com o nome MySQL. Um banco de dados poderoso e competitivo se comparado à outros bancos de dados transacionais. Quem quiser testa-lo, pode conseguir a versão 6 (que hoje está em Alpha) clicando aqui! E cabe lembrar a algum desavisado de plantão, utilize o MySQL 6 Alpha apenas para testes e estudos. Ele ainda não está liberado como Stable nem como Release Candidate.

Sobre o autor

Luiz Paulo de Oliveira Santos teve seu primeiro contato com computadores em 1984, estudou BASIC para equipamentos de 8 bits (ZX-81 e Apple 2), em 1985 com o ambiente de 16 bits, e em 1988 com o ambiente de 32 bits. Em 1993 foi um dos primeiros Brasileiros a ter contato com o VBK que em 1995 se tornou o Delphi. Graduou em Tecnologia Em Processamento de Dados, cursou especialização em Análise de Sistemas e atualmente é graduando em Ciências Jurídicas. Atua como analista de suporte de redes da Universidade Metodista de Piracicaba, é editor da revista DB Freemagazine (uma revista gratuíta focada exclusivamente para bancos de dados Cliente/Servidor) e professor nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira no curso de Tecnologia em Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas: Sistemas de Computação, Redes e Teleprocessamento de Dados, Bancos de Dados cliente-servidor e SQL. É autor do livro Firebird - Dicas de Segurança, publicado pela Editora Ciência Moderna.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna