MySQL é da SUN!
Por Luiz Paulo de Oliveira Santos
Data de Publicação: 28 de Maio de 2008
Após um longo inverno estou retornando, e falando sobre um assunto já conhecido de todos, mas creio que seja do interesse de qualquer desenvolvedor Web que utiliza o banco de dados MySQL.
Já é público que a SUN Microsystems adquiriu o MySQL, mas oficialmente aconteceu em 18 de janeiro de 2008. E Jim Starkey (criador do Interbase) está desenvolvendo o Falcon, que será o MySQL 6.0. Um projeto audacioso que dará ao golfinho um engine transacional embutido no banco altamente confiável e seguro.
Porém com a troca dos detentores do banco algumas dúvidas surgem sobre license. O que acontecerá com o MySQL?
Alguns alunos me fizeram perguntas sobre como ficaria o uso do MySQL, mas embora a resposta parecesse óbvia eu as repassei para Ann Harisson, esposa de Jim Starkey e criadora do Firebird, e que agora está também envolvida no projeto do MySQL 6.
A seguir as questões:
- Os novos proprietários do MySQL pretendem alterar o license? Ann: Não, Eu tenho certeza que a SUN Microsystems não tem planos para mudar o esquema de license. Eles estão se aprofundando mais e mais em Open Source. Diversos softwares deles são Open Source.
- Usuários das versões antigas do MySQL (3.x, 4.x e 5.x) precisarão pagar para continuar a usar o MySQL? Ann: Não, Absolutamente não. Não há como tomar o software já disponibilizado através de GPL.
- O Falcon (agora pertencente a SUN) será mais forte que o Falcon projetado anteriormente? O Falcon da SUN receberá novos Add-Ons? Ann: Eu não sei, mas o pessoal da SUN está interessada em Jim Starkey e desejando que Jim trabalhe para eles. Eles vêem que o Falcon é importante e valioso.
- Qual é a real idéia da SUN com relação ao MySQL? Ann: Eu não sei - durante o período entre o anuncio do negócio e o dia que ele realmente se completa, nós temos negociado normalmente com a MySQL, isso significa que não temos contato com a SUN, Suponho que a SUN deseja vender hardware e serviços para os usuários do MySQL (não clientes necessariamente) na web 2.0.
- Há projeto de novos releases? Ann: Aparentemente não.
Logo, podemos esperar um novo banco de dados apenas com o nome MySQL. Um banco de dados poderoso e competitivo se comparado à outros bancos de dados transacionais. Quem quiser testa-lo, pode conseguir a versão 6 (que hoje está em Alpha) clicando aqui! E cabe lembrar a algum desavisado de plantão, utilize o MySQL 6 Alpha apenas para testes e estudos. Ele ainda não está liberado como Stable nem como Release Candidate.
Veja a relação completa dos artigos da Bancos de Dados Livres
Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS
Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.


