Elogiar Faz Bem

Por Wagner Campos

Data de Publicação: 04 de Junho de 2012

Todos gostam de ser reconhecidos e elogiados. O elogio, por mais simples que seja, sendo sincero, aumenta a auto-estima das pessoas, a confiança, produtividade, qualidade de vida entre outros. O elogio pode ser de um pai para filho, marido e mulher, entre namorados, amizades, professores para alunos e vice versa, líderes para liderados, enfim, para todos sem distinção.

Estamos tão acostumados a ter que lutar por algum tipo de reconhecimento (muitas vezes o auto-reconhecimento a reconhecimento que as pessoas podem nos demonstrar) que quando alguém faz algum elogio, em um primeiro momento, nos sentimos surpresos, depois desconfiados para finalmente em um terceiro momento aceitarmos este elogio.

Esta demora na aceitação apenas contribui para esquecermos de retribuir o elogio e também de aceitar que temos inúmeras qualidades as quais muitas vezes não percebemos.

Também demonstra ser necessário quebrar um grande paradigma e passar a elogiar sinceramente as pessoas. A educação, inteligência, beleza, proatividade, resultados... tudo pode ser elogiado, mantendo a ética, sinceridade e profissionalismo quando necessário. O melhor de tudo é que quando passamos a elogiar as pessoas sinceramente, desenvolvemos amizades mais sinceras, obtemos mais proatividade das pessoas com quem nos relacionamos e superamos obstáculos mais facilmente pois antes de apontarmos problemas (nas coisas ou pessoas) nos habituamos a identificar as coisas boas primeiro, pois nosso foco passam a ser elogios.

Para que você crie este hábito saudável, primeiramente feche os olhos e faça ao menos dois elogios a você mesmo. Aqueles elogios que gostaria de receber e raramente o recebe. Faça com muita determinação e crença que você merece este elogio. Depois, comece a ver os pontos positivos das pessoas e realize os elogios nos momentos oportunos e de forma adequada.

Pratique esta ação. Tenha certeza que você irá colher aquilo que você está plantando em sua vida. E se plantar elogios, colherá elogios e reconhecimento.

Eu tenho certeza que você consegue! Afinal, você é uma pessoa muito especial. Acredite nisso!

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna