De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Tudo é tão difícil...

Por Wagner Campos

Data de Publicação: 01 de Outubro de 2008

Certamente em algum momento de sua vida você já fez comentários semelhantes a este. Em seu ponto de vista você não é reconhecido pelo que faz? Não recebe quanto merece? Não é lembrado na hora das promoções? Não possui os mesmos benefícios que alguns amigos? Trabalha mais que todo mundo e acaba tendo que fazer o que ninguém quer?

Se não é reconhecido pelo que faz, você pode não estar sabendo mostrar suas qualidades da maneira correta e demonstra simplesmente ser um funcionário realizando alguma tarefa específica que cabe exclusivamente a você.

Se julgar que não recebe o quanto acredita merecer, pode estar supervalorizando um salário inexistente no mercado ou confundindo suas despesas com o valor que você realmente merece para trabalhar em determinada atividade. E se seu colega faz o mesmo que você e recebe mais, tenha certeza de uma coisa: tudo tem uma razão. Ele se diferenciou em algum momento ou na pior das hipóteses fez um marketing pessoal melhor que o seu e soube valorizar as habilidades e competências que desenvolveu.

Seu nome não estava na lista dos promovidos? Mais um sinal de que alguma coisa não está ocorrendo corretamente com suas atitudes. Com certeza não há uma conspiração cósmica atuando contra você.

Quem não é visto não é lembrado. Se você não realiza algo novo, não se sobressai e não produz resultados diferenciados corre um grande risco de não apenas ser excluído da lista dos promovidos, mas estar incluído na relação dos demitidos. Realizar o que deve ser feito qualquer um pode fazer, não é? E você se identifica como qualquer um?

Você sempre trabalha mais que todos? Faz dezenas de horas extras a mais que outros durante a semana? Talvez falte foco. Se todos terminam suas atividades e honram seus compromissos, pode ser que não trabalhem a menos e sim sejam mais organizados. Sabem exatamente o que e como precisam realizar suas atividades. De quanto tempo necessitam, organizam-se criando rotinas para acessar a internet, e-mails, ler jornais e revistas, hora do almoço e lanche, etc.

Organize-se. Defina prioridades. Mantenha o foco em suas metas e atividades mais relevantes. Com algumas rotinas pré-estabelecidas você poderá otimizar o tempo, aumentar a produtividade e conseguirá se dedicar a outros projetos.