Busca

Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 



 

Aprenda inglês em casa

Baixe gratuitamente as duas primeiras aulas

English for Reading and Listening

Receba por email, diariamente, mensagens contendo materiais para leitura e audição, incluindo arquivos no formato MP3 gravados por falantes nativos.

Saiba mais e faça sua inscrição

Conheça seu cliente e faça bons negócios!

Por Wagner Campos

Data de Publicação: 17 de Janeiro de 2008

Vender com certeza é uma arte. Independente de atuar com produtos ou serviços, realizar uma boa venda é algo tão complexo que se forem cumpridas todas as etapas do ciclo, o sucesso será inevitável.

A primeira etapa é ter a consciência de que não está oferecendo apenas um produto ou um serviço e sim oferecendo momentos de alegria e satisfação; segurança e tranqüilidade; conforto e comodidade; otimize o tempo e seja prático, entre tantas outras características que devemos identificar.

Agregar valor ao produto ou serviço é o grande diferencial. Se utilizarmos como exemplo um casal em lua de mel, em sua viagem não estão em busca apenas de um passeio íntimo e sim de momentos inesquecíveis em suas vidas, de experiências exclusivas, de um sonho. Todo passeio ou hospedagem ou produtos que venham a adquirir serão lembranças marcantes, registradas em suas memórias, como novidades, surpresas, alegrias que poderão vir a ser registradas também através de fotografias e filmagens para serem compartilhadas com amigos e parentes.

Se pensarmos em alguém com recursos financeiros mais limitados e que precise de um sapato novo para trabalhar, este sapato pode ter como necessidade primária o custo reduzido, ser resistente e confortável para ficar horas seguidas utilizando por um grande período de tempo e necessidade secundária seria a beleza do mesmo.

Por mais simples que sejam os produtos ou serviços, há uma grande análise a ser feita antes de oferecê-los aos seus possíveis clientes. Precisamos entender os fatores que influenciam o comportamento de compra. Estes fatores são conhecidos como fatores sociais, fatores culturais, fatores psicológicos e fatores pessoais.

As uniões de todos estes fatores contemplam as influências nas decisões de compra. Dentro destes fatores acima, encontramos as influências sofridas pela família, igreja, nacionalidade, região, idade, renda, instrução, auto-estima, grupos sociais entre outras dezenas de influências relacionadas a todos estes fatores.

Devemos compreender então que para obtermos o sucesso em nossas ações de vendas, é necessário obter informações mais próximas possíveis do perfil de cada um de nossos clientes. A forma de andar, se vestir, perguntar, agir, com quem anda, de quem pede opiniões, com qual freqüência compra, qual forma de pagamento tem preferência, se é apegado aos detalhes, se tem pressa na entrega, se olha várias vezes antes de adquirir, são alguns fatores que permitem identificar o perfil de cada um de nossos clientes e fornece ferramentas adequadas para melhor abordagem e sucesso. O mais importante é, na verdade, não apenas realizar uma venda, mas sim, superar as expectativas do cliente, atender suas necessidades e manter um bom pós-venda para que ele retorne ou indique sempre seus produtos ou serviços.

Wagner Campos é Diretor da True Consultoria, Consultor em Gestão Empresarial, Palestrante e Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Administrador de empresas e Especialista em Marketing. Atuou em grandes empresas como Cia Cervejaria Brahma, Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Sebrae entre outras. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos Humanos da Universidade Paulista . UNIP e Prof. e Coordenador do Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional.

Contato: wagner@trueconsultoria.com.br . (19) 3444-9599 . www.trueconsultoria.com.br.

Reprodução Autorizada desde que mencionado o autor e o site e comunicada sua utilização através do e-mail wagner@trueconsultoria.com.br.

Versão para impressão
  • Currently 3.11/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.1 /5 (161 votos)

Artigos Publicados


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Empresas, Gente e Negócios RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.


Opinião dos Leitores

*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa pagina
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script

Recomende este site
Recomendar este artigo