Busca

Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 





você está aqui: Home  → Colunistas  →  Educação e Tecnologia

OLPC: Maneiras fáceis de participar

Por Jaime Balbino

Data de Publicação: 31 de Outubro de 2007

Entre atrasos, ajustes e declarações mil a idéia de inclusão digital da OLPC vai se concretizando com as primeiras encomendas concretas e com a iminência da produção em massa, mesmo que em número bem menor que o objetivo inicial de 5 milhões de unidades.

A questão é que os objetivos ideológicos da OLPC de certa forma foram alcançados: ela conseguiu levar-nos a uma mudança de paradigma importante sobre o uso de computadores nas escolas, viabilizando máquinas construídas especificamente para o ensino com metodologias colaborativas e possibilidades de uso mais amplas que os desktops covencionais.

Essa não era a realidade há dois anos, quando o mercado móvel se limitava a celulares, notebooks convencionais e palms; a Intel e AMD estavam abandonando os chips para portáteis pela baixa lucratividade e as escolas eram consideradas consumidores menores incapazes de arcar com os custos das tecnologias mais recentes, ficando atrás de nichos como governos, empresas e consumidores finais. A OLPC também ajudou a derrubar o mito tecnológico do "mais é melhor", "enxugando" e otimizando o hardware e o software em benefício da usabilidade e do acesso amplo.

Mas ainda há coisas para fazer e com certeza você possa ajudar:

Isto é apenas uma pequena parte do trabalho coletivo que está sendo feito. Tentei aqui destacar as atividades mais recentes, mais interessantes e mais gerais, todas voltadas de alguma forma à geração de conteúdo para profissionais de educação e para as crianças. Exclui aquelas que necessitam conhecimento técnico em informática/tecnologia, construção de partes novas, programação, manipulação de hardware e software. São coisas que podemos de fato fazer nas horas vagas e que no máximo nos exigirão um pouco de pesquisa, mas dentro do conhecimento que já dominamos e sobre trabalhos atuais ou já realizados.

Então o que estamos esperando? mãos a obra!

Para mais informações sobre o projeto, veja os outros artigos abaixo.

Versão para impressão
  • Currently 3.03/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (157 votos)

Opinião dos Leitores

Renato Campos
24 Dez 2007, 03:19
É muito interessante essa idéia de usar o Creative Commons para expandir o conteudo do OX, muito embora eu acredite que com ou sem o suporte da lei, os alunos sempre vão achar um jeito de acessar o que querem. Texto muito esclarecedor, esse seu. Muito bom.
Jaime Balbino
01 Nov 2007, 16:11
É Pootle. Foi uma deslize na digitação.
Luiz Matos
01 Nov 2007, 15:40
É Poodle ou Pootle?
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa pagina
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
Recomende este site
Recomendar este artigo

Artigos Publicados

Biblioteca


Blog Corporativo
Por Fabio Cipriani

Aprenda inglês em casa

Baixe gratuitamente as duas primeiras aulas

English for Reading and Listening

Receba por email, diariamente, mensagens contendo materiais para leitura e audição, incluindo arquivos no formato MP3 gravados por falantes nativos.

Saiba mais e faça sua inscrição