De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Bogofilter - Cowardly refusing to write to avoid data base corruption

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 20 de novembro de 2013

Eu uso o software bogofilter para filtrar as mensagens de spam que recebo. Eu utilizo o bogofilter em conjunto com o procmail, para fazer um processamento nas mensagens recebidas.

Por muito tempo, quando o banco de dados do bogofilter chegava próximo a 50 MB, eu começava a receber mensagens como abaixo:

  bogofilter[18071]: error: the data base file size is within 16 pages
  bogofilter[18071]:        of the resource limit. Cowardly refusing
  bogofilter[18071]:        to write to avoid data base corruption.

Praticamente, neste momento, o sistema de email começava a falhar, visto que as mensagens não são mais processadas.

O problema é que eu pensava que o erro era do bogofilter, quando na verdade este erro se deve a uma configuração do postfix, mais especificamente, a diretiva mailbox_size_limit. Quando não especificado, o valor para esta diretiva é 50 MB, o que por sua vez ativa o limite (ulimit) do procmail quando é invocado.

A solução para este problema é definir a variável mailbox_size_limit com o valor "0", o que na prática remove este limite.

Esta solução eu encontrei no portal Hacking Society. Realmente resolveu o problema.

PS.: Além do Bogofilter e do Procmail, eu uso o software Alpine, desenvolvido pela Universidade de Washington. Da idade da pedra, eu sei :-)

Leia mais

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida