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Extensão Google Chrome - Lista Segura
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 15 de junho de 2013
O Procon de São Paulo criou uma extensão para o browser Google Chrome que
alerta usuários sobre sites de vendas suspeitos de operações ilegais ou fraude.
Esta lista possui um total de 274 itens e pode também ser baixada a partir do
site do Procon/SP.
A extensão agiliza o processo de verificação da idoneidade de sites de compras.
Para ajudar a divulgar esta iniciativa e evitar que mais
pessoas sejam vítimas de falsários, curta a
página no Facebook, que será o meio
de comunicação dos desenvolvedores.
Além da extensão, o Procon/SP publica um guia de comércio eletrônico, relacionando
os cuidados que devem ser tomados ao fazer compras via Internet. O guia na íntegra pode
ser baixado a partir do site do Procon/SP.
Reproduzo a seguir as páginas de 9 a 12 do "Guia de Comércio Eletrônico":
CUIDADOS AO CONTRATAR PELA INTERNET
Informamos a seguir, alguns cuidados fundamentais para evitar problemas ao
comprar ou contratar pela internet e dicas de como fazer uma boa escolha e
garantir seus direitos.
Reflita sobre seus interesses: não compre por impulso. Analise friamente
a oferta. Embora os descontos possam lhe parecer muito atrativos, o valor
final de suas compras pode comprometer seu orçamento. Responda, sinceramente,
a quatro perguntas:
preciso realmente desse produto ou serviço?
tenho informações suficientes sobre ele?
tenho que comprar agora?
essa decisão vai comprometer meu orçamento?
Identifique o fornecedor: procure a identificação do site e de todos os
demais fornecedores envolvidos em sua compra virtual (razão social, CNPJ,
endereço, telefone e outras formas de contato além do email). Redobre seus
cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular.
Busque referências de fornecedores recomendados por amigos ou familiares
ou que possuam também estabelecimentos físicos. A consulta no cadastro de
reclamações do SINDEC (cadastro nacional de reclamações dos Procons) e em
redes sociais pode ser um bom instrumento para auxiliá-lo na escolha.
Verifique o registro de produtos e serviços: alguns produtos e serviços
exigem registro em órgãos específicos. Por exemplo, é o caso de produtos
de telecomunicações (telefone celular, modem, tablets, etc.), que exigem
registro na ANATEL; produtos e serviços de saúde, estética e alimentação
precisam de registro na ANVISA; agências de viagens devem ter registro na
EMBRATUR, entre outros.
Observe a segurança eletrônica: para contratar, efetuar compras ou
transações bancárias pela Internet, usualmente é necessário o envio de
dados pessoais, número de telefone, endereço para entrega, número do cartão,
senha, etc. Para evitar que outras pessoas consigam acessar esses dados e
os utilizem indevidamente, somente os forneça em sites:
com endereço eletrônico iniciado pela sigla "https";
que exiba no seu navegador de acesso à internet um ícone em forma de
cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o
certificado de segurança do site. É recomendável instalar o certificado de
segurança e acessar o site da empresa que emite esse certificado.
Atenção Antes de clicar em um link, passe o mouse em cima para verificar se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o mesmo. Se não for, o site é falso.
Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão
e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha sempre
atualizados. Existem opções gratuitas na Internet.
Cuidado com as mensagens recebidas em seu email, principalmente
aquelas que venham de remetentes desconhecidos. Tenha especial
cuidado ao abrir anexos e acessar links enviados, pois eles podem conter
vírus ou programas que visam capturar suas informações.
Desconfie de mensagens que prometem prêmios, solicitem seus dados cadastrais,
enviem fotos, mensagens de amor ou amizade, cartões virtuais, etc. Se tiver
dúvidas, procure contatar o remetente antes de qualquer ação.
Evite realizar transações on-line em lanhouses, cybercafés ou computadores
públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
Troque periodicamente a sua senha do Internet banking e de sites de
comércio eletrônico.
Leia a política de privacidade do site para saber como o fornecedor
vai cuidar do armazenamento e manipulação de seus dados pessoais. Além
disso, durante todo o processo de compra, observe atentamente se há itens
pré-selecionados, tais como "desejo receber ofertas em meu e-mail", pois
essa deve ser uma opção do consumidor e não uma imposição do fornecedor.
Escolha uma senha segura: evite senhas que já são utilizadas em outros
sites, bem como datas de aniversário (sua ou de familiares), número de
telefone, palavras conhecidas e seqüências numéricas ou alfabéticas (como
123456 ou abcdef). O mais seguro é escolher uma senha com 6 a 12 caracteres,
alternando letras minúsculas, maiúsculas e números.
Verifique as características do produto: antes de realizar a compra,
analise a descrição do produto, faça comparações com outras marcas, visite
a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se que ele
atende à sua necessidade.
Compare preços: não se esqueça de comparar também o preço e a forma de
pagamento em outros estabelecimentos (lojas virtuais e físicas), especialmente
para verificar se os descontos ofertados pelos sites valem a pena e são reais.
Fique atento às condições da entrega: o prazo de entrega deve ser
especificado. Muitas vezes o preço exibido no anúncio do produto não contém
o custo de envio. Assim, antes de fechar o pedido, verifique o valor do frete.
Conheça a política de troca e devolução dos produtos: essa informação deve
constar no site e pode variar de fornecedor para fornecedor.
Guarde os comprovantes: guarde todos os documentos que demonstrem a compra
e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).
Exija a nota fiscal: no ato da entrega do produto, recuse o recebimento se
a nota fiscal não for apresentada.
Fique atento às formas de pagamento: redobre os cuidados quando o site
coloca como única forma possível de pagamento o depósito em conta corrente
ou conta poupança, especialmente quando for para pessoas físicas.
Quando a oferta não foi cumprida e não houver acesso ao fornecedor:
Caso você tenha feito o pagamento através de cartão de crédito, ou de sites
especializados em serem meios de pagamento aos fornecedores de e-commerce,
poderá solicitar diretamente à administradora do cartão o cancelamento da
compra e o estorno do valor pago.
Atenção No Estado de São Paulo o fornecedor é obrigado a dar a opção ao consumidor de escolher data e turno de entrega do produto adquirido. (Lei 13.747/09)
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