De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Googlizer - Realizando buscas no GNU/Linux a partir de (quase) qualquer aplicativo

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 30 de agosto de 2011

O aplicativo Googlizer amplia consideravelmente as possibilidades de busca usando o Google. O procedimento é bem simples, basta selecionar o texto que se deseja pesquisar no Google e em seguida, clicar sobre o ícone do aplicativo Googlizer.

Mas antes, passemos à instalação. Em sistemas Debian Gnu/Linux e derivados, como Ubuntu, basta instalar o pacote diretamente a partir da linha de comando ou usando o Synaptic:

  apt-get install googlizer

Após instalado, o aplicativo pode ser acessado no menu Internet, e em seguida Googlizer:

Mas como a idéia é simplificar, o melhor mesmo é facilitar o acesso ao aplicativo. Para isto, você pode clicar e arrastar o ícone do programa para a barra superior, ou para algum dos múltiplos locais de fácil acesso em um desktop GNU/Linux. Eu coloquei na barra superior da tela:

Como um exemplo mais específico, eu estou lendo um documento no formato PDF, usando o aplicativo evince. Seleciono o texto que desejo buscar no Google e em seguida clico sobre o ícone do programa Googlizer, que está na barra superior.

Em seguida, o browser Google Chrome é aberto na página do Google que contém os resultados da busca pelos termos que foram selecionados.

Importante, o programa pode ser usado com qualquer aplicativo (ou quase) do seu ambiente gráfico.

Referência: A inspiração para esta dica veio do Livro Ubuntu Kung Fu, página 91.


Software Livre já não torna governo "adversário" do mercado

Fonte: Notícias Linux

Ao falar no painel: "Software Livre x Software Proprietário: Mitos e Realidade", no evento Forum TI, realizado pela Network Eventos, em Brasília, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, disse que depois de oito anos de experiência federal com o uso de sistemas de código aberto, já se pode comemorar o fato que o mercado privado amadureceu e já não adota posição tão antagônica a escolha feita por essa solução pelo governo.

Mais na fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27407&sid=7

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1314237412.html#comentarios

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida