De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Seguindo Referrals do OpenLDAP com PHP

Colaboração: Daniel Bojczuk

Data de Publicação: 02 de February de 2010

A utilização do LDAP é muito útil em vários contextos, tornando interessante a implementação de sistemas que automatizem ou facilitem seu uso. Uma das linguagens de programação que permite o desenvolvimento desses sistemas é o PHP, que desde sua versão 4 tem um modulo para LDAP.

Surgiu a necessidade de desenvolver um sistema para interagir com dois servidores OpenLDAP trabalhando com Sync Repl. Toda leitura de dados deveria ser realizado no servidor SLAVE e a escrita no servidor MASTER. Utilizar dois endereços de servidores LDAP tornaria o código complexo e confuso, esse é um dos casos que é necessáraio trabalhar com referrals. "Um referral é uma informação retornada por um servidor LDAP que indica ao cliente que outros servidores precisam ser contactados para que a requisição inicial seja preenchida."(http://gtdir.inf.puc-rio.br/distribuicao.htm)

Por padrão o PHP segue os referrals, mas eu estava com um problema: quando o OpenLDAP retornava um referral, ao fazer a requisição ao servidor indicado (chamaremos o servidor indicado pelo referral de MASTER) o PHP autenticava como anônimo (não enviava os dados de autenticação que enviou ao primeiro servidor) e assim não tinha permissão para efetuar requisição.

Solução

Para resolver o problema era necessário que o PHP refizesse a autenticação (bind) e também outros procedimentos como: iniciar TLS e configurar para utilizar a versão 3 do protocolo. Para isso é preciso utilizar a função ldap_set_rebind_proc antes de fazer o bind. Essa função determina o nome da função a ser chamada quando o PHP seguir um referral, ou seja, logo após o PHP se conectar com o servidor MASTER.

No exemplo abaixo, eu defino a função bind_function que serve para autenticar tanto no primeiro servidor quanto no MASTER. Esta função inicia o TLS (ldap_start_tls...), configura o php para utilizar a versão 3 do protocolo (ldap_set_option...) e faz a autenticação (ldap_bind...).

  <?
  /* inicia conexão com o LDAP */
  $ldap=ldap_connect("servidorldap.exemplo.com");
  
  /*função que será chamada para fazer o bind e o rebind*/
  function bind_function($resource, $ldap_url = '') {
        ldap_start_tls($resource);
        ldap_set_option($resource, LDAP_OPT_PROTOCOL_VERSION, 3);
        ldap_bind($resource,"cn=admin,dc=exemplo,dc=com",'senha');
  }
  
  /*configura o PHP para executar a função bind_function quando seguir o referral*/
  ldap_set_rebind_proc($ldap,"bind_function");
  
  /*executa a função bind_function para fazer o bind no primeiro servidor*/
  bind_function($ldap);
  ?>

A função que será chamada para se autenticar no servidor indicado no referral tem que ter 2 parâmetros:

  • $resource: será o link criado com o novo servidor;
  • $ldap_url: o endereço do novo servidor obtido no Referral

É isso... qualquer sugestão/dúvida é só entrar em contado.

Daniel Bojczuk é Desenvolvedor PHP, graduando em Informática Biomédica na Universidade de São Poaulo - Ribeirão Preto.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Daniel Bojczuk