De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Code Review no Google Code

Colaboração: Miguel Galves

Data de Publicação: 11 de August de 2008

O Google adicionou uma nova funcionalidade ao seu Google Code: sistema de Code Review, ou revisão de código. A idéia é bem simples: permitir que colegas e pares de projeto possam revisar e comentar o seu código. Isto ajudaria a aprimorar a qualidade do código e reduzir o número de bugs, uma vez que um olhar externo atento pode captar coisas que aos olhos do desenvolvedor se tornam invisíveis (se não me engano, esta é um pouco a idéia por trás do Pair Programming preconizado pelo XP).

Eu acho este processo muito interessante, mas até hoje nunca vi aplicado de forma sistemática dentro de uma equipe. Muitas vezes, quando escrevo algum código complexo (envolvendo muita matemática, baixarias em bits ou algoritmos bisonhos), peço pra alguém dar uma olhada e ver se está tudo OK. E muitas vezes eu dou uma olhada no código dos meus colegas, sobretudo dos mais inexperientes. Ajuda muito. Gostaria de conseguir colocar isso dentro do processo de desenvolvimento da minha equipe de projetos.

Voltando ao Google Code, a interface para a revisão de código é extremamente simples e intuitiva: entre no modo de visualização do código do repositório, abra um arquivo fonte, clique na linha que deseja comentar e salve. Simples e eficiente!

Texto original publicado no Log4Dev.

Miguel Galves é Engenheiro de Computação, autor e editor do blog Log4Dev. Procurando Emprego 2.0? Job4Dev

Urnas eletrônicas terão sistema Linux nas próximas eleições

Fonte: Notícias Linux

Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu autorizar a substituição do sistema operacional VirtuOS e Windows CE de todas as 430 mil urnas eletrônicas, pela versão de software livre Linux, a ser desenvolvida pela equipe técnica do próprio Tribunal. O objetivo é conferir mais transparência e confiabilidade à urna eletrônica e ao processo eleitoral. O novo sistema estará em vigor nas próximas eleições municipais, em 2008.

Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/11858

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1217380228.html#comentarios

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Miguel Galves