Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Mão na Massa LDAP - 1 Profissional por Máquina
Configure um serviço de Diretórios baseado no servidor OpenLDAP!
Dia 6 de Dezembro - São Paulo
Saiba mais


 

Aprenda inglês em casa

Baixe gratuitamente as duas primeiras aulas

English for Reading and Listening

Receba por email, diariamente, mensagens contendo materiais para leitura e audição, incluindo arquivos no formato MP3 gravados por falantes nativos.

Saiba mais e faça sua inscrição

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Mão na Massa - LDAP

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Publicar em del.icio.us

Miniframework PHP

Colaboração: Elton Luís Minetto

Data de Publicação: 08 de Janeiro de 2008

Nas últimas semanas fiz uma pesquisa para encontrar um framework PHP que eu pudesse usar em meus aplicativos/sites. Encontrei vários frameworks interessantes como:

  • Symphony
  • Prado
  • Code Igniter
  • Zend Framework

Depois de ver vários deles uma pergunta me ocorreu: "realmente preciso de um framework?". Realmente utilizar um destes frameworks auxilia bastante o desenvolvimento, evitando que você refaça coisas que já existem. Mas muitas vezes estes frameworks possuem alguns problemas:

  • são muito maiores do que você precisa;
  • a documentação é confusa;
  • poucos estão suficientemente maduros;
  • é preciso aprender uma nova sintaxe ou maneira de se desenvolver;
  • você fica engessado , é difícil fazer coisas mais avançadas ou que saem do padrão CRUD;

Então pensei que o que eu preciso é somente uma maneira de separar a lógica da apresentação, uma maneira de facilitar o acesso a bancos de dados e algo que me ajude a trabalhar com AJAX. Assim, peguei algumas idéias que vi nas documentações que li e algumas coisas que já utilizava e uni tudo para suprir minhas necessidades.

Modelo de aplicação

MVC Architecture?

Segundo Rasmus Lerdorf, criador da linguagem PHP, MVC é palavra do momento em arquiteturas de aplicação web. Ela vem do design de aplicações para desktop orientadas a eventos e não se aplica muito bem no design de aplicações web. Mas felizmente ninguém sabe exatamente o que MVC significa, então você pode chamar seu mecanismo de separação de camada de apresentação de MVC e seguir em frente.

Então, o que estou usando aqui é somente um mecanismo de separar o layout (html+css) do código PHP. Ao invés de usar as três camadas do MVC eu resumi para duas, Visão e Controle.

A parte da visão é representada por templates. Seguindo outra tendência que percebi em outros frameworks a parte de visão é representada por simples scripts PHP ao invés de utilizar uma das ferramentas de Templates como Fast Template, Smarty, etc. É mais simples de trabalhar e não é necessário aprender uma nova sintaxe.

Para a parte do controle eu desenvolvi uma classe chamada app. Nesta classe eu controlo as ações do usuário. Ela age como o controlador das aplicações testando qual ação o usuário escolheu e invocando o método correto (que deverá ser reescrito nas suas subclasses, as novas aplicações). A idéia é que cada aplicação seja uma subclasse da classe app.

Este é o código da classe app:

Classe app

Outra classe desenvolvida é a classe tabela. Esta classe é responsável por abstrair e facilitar a manipulação de tabelas de bancos de dados. Seu código fonte é descrito abaixo.

Classe tabela

Exemplo de aplicação

Para ilustrar o funcionamento eu criei uma pequena aplicação com as classes. A aplicação é um sistema de blog, com posts e comentários.

A estrutura de diretórios ficou assim:

classes/ diretório com as classes
classes/app.php classe app
classes/tabela.php classe tabela para tratamento de tabelas no banco de dados
classes/adodb classes adodb para abstração de bancos de dados. necessário para a classe tabela.
classes/JSON.php para utilizar JSON, usado por algumas páginas que usam AJAX
blog/ diretório da aplicação
blog/index.php subclasse da classe app
blog/view/ diretório com as visões
blog/view/index_view.php visão inicial
blog/view/login_view.php visão da página de login
blog/view/comentario_view.php visão dos comentários
blog/view/admin_view.php visão da página de administração
blog/view/estilo.css arquivo com as definições de CSS para as visões
blog.sql arquivo sql com os comandos para criar as tabelas da aplicação

A primeira tarefa é criar a base de dados e as tabelas que serão utilizadas no exemplo. Para isso foram executados os seguintes comandos sql (gravados no arquivo blog.sql):

  create database blog;
  use blog;
  create table post (id_post int primary key auto_increment, tit_post varchar(255), ds_post text, dt_post date);
  create table comentario(id_com int primary key auto_increment,ds_com text, email_com varchar(100), id_post int);

A base de dados usada neste exemplo é o MySQL. O código do arquivo index.php do diretório blog deve ser uma subclasse da classe app. O código inicial ficou desta forma:

index.php inicial

O primeiro método a ser escrito é o método index(). Este método é o método inicial da aplicação. O construtor da classe app sempre vai invocar este método caso não tenha sido escolhida outra opção. Complementando o código:

index.php - metodo index()

O código do arquivo view/index_view.php é o seguinte:

index_view.php

O método showView da classe app vai transformar cada índice do vetor $dados em uma variável ou em um novo vetor. Então o script index_view.php vai simplesmente imprimir seus valores. Uma nova linha deve ser adicionada no final do arquivo index.php :

  $blog = new blog( mysql://root:@localhost/blog );

Nesta linha é instanciado um novo objeto da classe blog criada. Como parâmetro para o construtor da classe é enviado a string de conexão com a base dados. Esta string é no formato usado pelo ADODB e a sintaxe para diversos bancos de dados podem ser encontradas no site da ferramenta.

Todas as definições de cores, fontes e estilos foram adicionadas no arquivo estilo.css utilizando-se as técnicas de CSS. Desta forma, os arquivos de visão não possuem formatações de estilo e sim somente informações dos dados que devem ser gerados. A parte de formatação fica em separado, o que facilitaria caso fosse necessário alterar as definições de layout da aplicação. O código do arquivo estilo.css é o seguinte:

estilo.css

O próximo passo é criar as outras ações da aplicação. Por exemplo, quando o usuário clicar no link comentários ele será direcionado para:

http://localhost/blog/index.php?op=comentarios&id_post=15

Como a variável op controla a ação que o usuário escolheu precisamos definir um novo método na classe blog para atender a esta requisição. Então o seguinte código deve ser adicionado aos métodos da classe blog (arquivo index.php):

index.php - método comentario()

O método comentarios() faz uso da visão comentario_view.php. Seu código é:

comentario_view.php

Assim, quando o usuário clicar no link Adicionar comentário na página inicial serão apresentados os comentários existentes e um formulário para adição de um novo comentário, conforme a imagem abaixo ilustra:

Quando o usuário submeter os dados do novo comentário a ação addComentario será executada, como indicado pelo input hidden chamado op na linha 26 do comentario_view.php. Para que esta ação seja executada o seguinte código deve ser adicionado no arquivo index.php.

index.php - método addComentario()

Quando o usuário clica no link Admin da página inicial ele é redirecionado para a visão que mostra o formulário de login. O método da classe blog que realiza esta ação é:

index.php - método mostraLogin()

E o código fonte do arquivo login_view.php pode ser visualizado abaixo:

login_view.php

O método login da classe blog é responsável pela validação do usuário e por mostrar a visão de administração. Neste exemplo não é feito nenhuma validação específica, isso é deixado a cargo do leitor, podendo implementar algum método de autenticação que seja pertinente.

index.php - método login()

A visão de administração é a mais complexa de todas. Além de mostrar os posts já cadastrados na tabela ela fornece opções de exclusão e de alteração dos mesmos. Para melhorar a interação com o usuário é usado técnicas de AJAX para buscar os dados do post antes do usuário realizar a alteração. O código do arquivo admin_view.php é mostrado abaixo, com seus comentários.

admin_view.php

Quando o usuário clica no link Alterar uma conexão assíncrona é aberta com o servidor via AJAX solicitando os dados do post. Os dados são codificados no formato JSON. JSON é um formato leve para troca de informações. É facil para humanos lerem e escreverem. E é fácil para as máquinas processar e gerar. Uma espécie de XML ligth. É baseado na notação de objetos do JavaScript, o que cai como uma luva para usar com o XMLHttpRequest. A classe blog utiliza o include JSON.php para gerar os dados neste formato. Este script pode ser encontrado no repositório PEAR, no endereço http://pear.php.net/pepr/pepr-proposal-show.php?id=198 e mais informações sobre o JSON podem ser encontrados no http://www.json.org.

Abaixo é mostrado o código final da classe blog com todos os métodos comentados acima e os métodos restantes, addPost(), del(), altPost() e buscaPost().

index.php - arquivo final

Tenho usado estas classes em alguns novos projetos que estou desenvolvendo e o ganho de produtividade tem sido interessante. Se ajudar para alguém fica aí minha contribuição.

Veja a relação completa dos artigos de Elton Luís Minetto

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 3.02/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (450 votos)

Recomende este site
Recomendar este artigo


Versão para impressão


Opinião dos Leitores

Wagner
25 Ago 2008, 13:35
Elton, seu trabalho é espetacular ! Vc merece o reconhecimento do resto dos programadores pela sua visão e simplicidade. Acredito que se todos trabalharmos em seu mcvPHP, a sua solução poderia se tornar Universal e oferecer uma alternativa ao fasttemplate,smarttemplate, só para começar...parabéns !!
Jean Ferri
12 Fev 2008, 01:21
Olá Elton,

Concordo contigo que sempre é útil usar um framework mas diante da enxurrada de web frameworks que existe hoje, se cada desenvolvedor for fazer o seu próprio framework o negócio perde o sentido.

Sem desconsiderar o seu excelente trabalho, acredito que valha mais a pena a gente tentar localizar um framework que se encaixe em nossas necessidades e ajudar a melhorar esse framework.

O framework "tiny" que você construiu é parecido com o que eu gosto de usar no Zope, o CMFFormController, que permite separar a apresentação, lógica de controle e lógica de validação dos forms.

Fica aí a dica, quem sabe você gosta. Python também é muito legal! ;-)

Abraço
Daniel Angelone
09 Jan 2008, 16:19
da uma olhada nesse framework criado por um brasileiro Muito bom o que esta faltando mesmo é um manual
http://sourceforge.net/projects/izzyfw/
joaoborges
08 Jan 2008, 01:17
Parabéns pelo excelente trabalho, concordo com vc sobre a utilização dos frameworks e acredito que este seu trabalho possa ser estendido para um excelente tiny-framework, claro que sempre mantendo esta filosofia de simplicidade e consistência.

Parabéns e até mais.
rodrigo saraiva
26 Dez 2007, 11:48
Olá Elton,
concordo com você que a maioria dos frameworks de desenvolvimento para PHP não são maduros.
porém não concordo que alguns deles engessem a aplicação.
os melhores que eu conheço são: code igniter e zendframework (mais trabalhoso para configurar).
um pouco mais de calma e você começará a utilizar um deles além do crud.
vantagem grande desses é que os templates são baseados em html com php, o que não implica em aprender outra sintaxe para templates (smarty é coisa do demo). e o prado não sei como tem gente que utiliza aquele lixo ainda.
guigouz
24 Dez 2007, 12:29
Já passei pelo mesmo problema :) se quiser dar uma testada, http://code.google.com/p/influx
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa pagina
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script

Mão na Massa LDAP - 1 Profissional por Máquina
Configure um serviço de Diretórios baseado no servidor OpenLDAP!
Dia 6 de Dezembro - São Paulo
Saiba mais

Biblioteca

Redes - Guia Prático
Por Carlos. E. Morimoto

Hardware - o Guia Definitivo
Por Carlos. E. Morimoto

Kurumin 7 - Guia Prático
Por Carlos. E. Morimoto

Linux: Ferramentas Técnicas, 2ed
Por Carlos. E. Morimoto

VPN: Virtual Private Network
Por Lino Sarlo da Silva

MySQL - Guia do Programador
Por André Milani

Sistemas de Banco de Dados
Por Ramez E. Elmasri e Shamkant Navathe

Hardware PC: Guia de Aprendizagem Rápida
Por Carlos E. Morimoto

Extreme Programming
Por Vinicius Manhaes Teles

Google Hacking
Por JOHNNY LONG

Elite da Tropa
Por Luis Eduardo Soares, Andre Batista e Rodrigo Pimentel

Harry Potter e as Relíquias da Morte
Por J.K. Rowling

Manual Completo do Linux: Guia do Administrador
Por Evi Nemeth, Trent R. Hein, Garth Snyder

PHP para Quem Conhece PHP
Por Juliano Niederauer

O Conhecimento em Rede
Por Carlos Nepomuceno e Marcos Cavalcanti

Enterprise Javabeans 3.0
Por Bill Burke, Richard Monson

Redes de Computadores
Por Andrew S. Tanembaum

Marley e Eu: a Vida e o Amor ao Lado do Pior Cão do Mundo
Por John Grogan

Deus, um delírio
Por Richard Dawkins

Java: Como Programar
Por Harvey M. Deitel e Paul J. Deitel

Descobrindo o Linux: Entenda o Sistema Operacional GNU/Linux
Por Joao Eriberto Mota Filho

Use a Cabeça!: JSP & Servlets
Por Brian Bashan, Kathy Sierra, Bert Bates

1808
Por Laurentino Gomes

UML: Guia do Usuário
Por Grady Booch, James Rumbaugh e Ivar Jacobson