Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Instalando o slackware 12.0 com RAID-1

Colaboração: Geisler Alves Dias

Data de Publicação: 25 de Agosto de 2007

Fonte:http://geisler.eti.br/geisler/index.php?option=com_content&task=view&id=23&Itemid=1

Neste artigo vou demonstrar como fazer para instalar o slackware 12.0 com raid 1, e não a instalação do slackware em si, farei a demonstração de como criar os dispositivos com mdadm, tendo em visa que o slackware 12 não tem o mkraid que havia na versão 11.

A principal diferença que eu vejo entre o RAID via software ou via hardware, é que o raid via software faz o raid partição a partição, já o raid via hardware faz disco a disco. Uma outra diferença é que a raid via hardware não gasta processamento do processador como o raid via software (que não é muito significativo)

Eu particulamente, em micros que são desktop com raid via SATA, prefiro o raid via software pois fica mais facil a administração, é mais facil ver quando a mesma está sincronizada, ou mandar um disco sincronizar, ou mandar o sincronismo parar (chamado popularmente de quebrar o espelho).

Para fazer a instalação com raid devemos iniciar com o primeiro disco do slackware como qualquer outra instalação, todos os passos são iguais ao da instalação, a unica diferença é a nescessidade de fazer as partiçoes de dados com o tipo Raid Auto Detect ,que tem o codigo da partição FD, para particionar o disco, devemos proceder conforme abaixo:

  root@geisler:~# fdisk /dev/hda
  
  The number of cylinders for this disk is set to 8944.
  There is nothing wrong with that, but this is larger than 1024,
  and could in certain setups cause problems with:
  1) software that runs at boot time (e.g., old versions of LILO)
  2) booting and partitioning software from other OSs
  (e.g., DOS FDISK, OS/2 FDISK)
  
  Command (m for help): n
  Command action
  e extended
  p primary partition (1-4)
  p
  Partition number (1-4): 1
  First cylinder (1-8944, default 1):
  Using default value 1
  Last cylinder or +size or +sizeM or +sizeK (1-8944, default 8944): +10000M
  
  Command (m for help): t
  Selected partition 1
  Hex code (type L to list codes): fd
  Changed system type of partition 1 to fd (Linux raid autodetect)
  
  Command (m for help): w

Devemos fazer uma outra partição com o mesmo tamanho e mesmo tipo (Raid Auto Detect:FD) no segundo disco.

Não vou entrar em detalhes de como particionar, qual é a melhor forma de particionar, nem mostrarei como criar a particão swap, apenas como criar o raid.

Após particionar os dois discos devemos criar os metadevice do raid com o comando mdadm conforme o comando a seguir:

  madam -C /dev/md0 --chunk 32 --level=1 --raid-devices=2 /dev/hda1 /dev/hdb1

-C Criar o dispositivo
/dev/md0 novo dispositivo que estamos criando
--chunk tamanho dos slices da replicação
--level tipo de raid, raid0 raid1 entre outros.
--raid-devices quantidade de discos (partição) que tem na raid
/dev/hda1 primeira partição do raid
/dev/hdb1 segunda partição do raid

A partir daqui podemos instalar o slackware com raid, basta apenas instala-lo usando o dispositivo criado (/dev/md0).

Após instalado, sempre podemos monitorar a raid atravéz do /proc/mdstat.

É interessante aprendermos o que mais o mdadm tem para nos oferecer, pois através dele que podemos parar um espelhamento, adicionar um disco entre outros. Nunca se esqueçam de olhar o man do aplicativo.

Veja a relação completa dos artigos de Geisler Alves Dias

Stumble Upon Digg This Del.icio.us Twitter Recomendar este artigo a um amigo Entre em contato Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
StumbleUpon Digg Del.icio.us Twitter Recomendar Contato PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 2.99/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (678 votos)

Opinião dos Leitores

Fernando
27 Jun 2009, 11:31
Olá,
para criar o raid foi utilizado o comando "madam" na verdade o nome correto do comando é "mdadm".
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
Faça o download gratuito da 10ª Edição da Broffice.ORG Zine
Submarino.com.br

Aprenda inglês em casa
Curso estruturado com o que existe de melhor e mais rápido em estratégias e técnicas de aprendizado para adultos.
Conheça as aulas experimentais.