Assine a Lista Dicas-L
Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.
Garantindo o Funcionamento do Crontab
Colaboração: Renato Rudnicki
Data de Publicação: 19 de Novembro de 2006
Gostaria de agradecer ao edyn pela dica que me deu no forum do underlinux, o que tornou possível a publicação desse post.
Tenho tido várias vezes o mesmo problema, de programar um backup no crontab, para determinado horário, e nem sempre estar com meu computador ligado na hora agendada para que possa ocorrer o backup. Pesquisando em fóruns, e na net, descobri que posso usar parametros como @reboot, @ daily, etc.... Com isso, voçê pode programar o seu backup agendado na crontab funcionar, mesmo que na hora determinada, o PC esteja desligado.
Aqui vão algumas dicas sobre esses parâmetros:
Entry Description Equivalent To @reboot ocorre ao iniciar o pc. None @yearly ocorre 1 vez ao ano 0 0 1 1 * @annually o mesmo que @yearly 0 0 1 1 * @monthly ocorre 1 vez ao mês 0 0 1 * * @weekly ocorre 1 vez na semana 0 0 * * 0 @daily Run once a day 0 0 * * * @midnight mesmo que @daily 0 0 * * * @hourly ocorre 1 vez a cada hora 0 * * * *
Não fiz todos testes descritos acimas, apenas o do @reboot e do @daily, que a princípio são os mais funcionais. Abaixo, algumas conclusões e exemplo da aplicação na crontab.
# Run daily cron jobs at 4:40 every day: 30 21 * * 1-5 /usr/bin/run-parts /etc/cron.daily 1> /dev/null * * * 1-5 /etc/cron.daily/bkp_home.sh @daily
Pelos testes que eu fiz, pude constatar o seguinte:
- o @daily, @reboot etc, tem que ficar no final da linha
- Independente de usar o @daily ou @reboot, ele só fará um novo backup, caso não tenha nenhum com a mesma data ou nome, independente de se você reiniciar a máquina ou não (pelo menos nos testes que eu fiz ocorreu isso)
- Se quiser, não precisa criar uma nova linha na crontab para inserir o parametro @daily por exemplo. Eu apenas inseri uma nova linha, pois ao meu ver, parece algo mais legivel.
- Mesmo que voce modifique algum arquivo que esta no diretório a ser feito backup, caso o backup já tenha ocorrido no dia, e você reiniciar o pc, não será feito um novo backup, devido, a já existir um backup com a data do dia ou mesmo nome
OBS 1: Caso o backup seja muito grande, ele pode deixar um pouco lento a máquina ao efetuar o backup.
OBS 2: Também seria interessante ao invés de utilizar o backup, utilizar o rsync.
Mais informações podem ser encontradas no site http://www.mkaz.com/ref/unix_cron.html
Veja a relação completa dos artigos de Renato Rudnicki
Referências Adicionais
Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.
Avalie esta dica
Opinião dos Leitores
22 Nov 2006, 08:14
[]s...Renato
21 Nov 2006, 11:05
21 Nov 2006, 09:30
que se passa




