Assine a Lista Dicas-L
Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.
Logando atividades realizadas no shell
Colaboração: José Morelli Neto
Data de Publicação: 30 de Novembro de 2005
Algum tempo atrás, precisei registrar todos os comandos que fossem executados e suas respectivas saídas em um arquivo texto para efeito de documentação de um procedimento que estava sendo efetuado. Após algumas pesquisas, descobri um utilitário que acompanha o Linux: o script.
Para iniciar o processo de loging utilize o comando:
[root@localhost root]# script Script started, file is typescript [root@localhost root]#
Ao iniciá-lo, todos os comandos executados e seus resultados serão armazenados em um arquivo no diretório corrente chamado `typescript`. Para encerrar o processo de loging basta executar o comando `exit`, `logout` ou pressionar as teclas `control-d`.
É possível direcionar a saída para outro arquivo bastando apenas iniciar o comando passando como parâmetro o nome do arquivo:
[root@localhost root]# script ~/comandos.log
Algumas das opções disponíveis:
- -a: Adiciona conteúdo do novo processo de loging ao final do arquivo existente;
- -f: Efetua a gravação das mensagens logo após sua apresentação no terminal (Ideal para efetuar acompanhamento de comandos executados por outra pessoa remotamente; uma executa o comando `# script -f /tmp/acompanhamento` e a outra utiliza o comando `# tail -f /tmp/ acompanhamento`);
- -q: Modo silencioso (não exibe mensagens sobre a execução do script).
Para mais informações, consulte a manpage.
Veja a relação completa dos artigos de José Morelli Neto
Referências Adicionais
Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.
Avalie esta dica
Opinião dos Leitores
19 Set 2006, 09:14
lucas@uxso38:~$ who
lucas :0 2006-09-19 08:54
lucas pts/0 2006-09-19 09:00 (:0.0)
lucas pts/1 2006-09-19 09:03 (:0.0)
lucas pts/2 2006-09-19 09:04 (:0.0)
lucas@uxso38:~$ script > /dev/pts/1
Pronto a partir dai o terminal /dev/pts/1 ira receber as entradas digitadas no terminal corrente, para sair do modo script utilize o ja mencionado "Control+d".












